22/06/2024

Semsa inaugura novas instalações de laboratórios na rede de saúde

         

A Semsa entregou, nesta sexta-feira, 7/6, as novas instalações do Laboratório Distrital Oeste Farmacêutica Ana Maria Sousa Pinheiro e do Laboratório de Especialidades Professor Sebastião Ferreira Marinho. As duas unidades, entregues pelo prefeito David Almeida, funcionavam em estruturas distintas e passam a ocupar um único endereço no bairro Santo Agostinho, na zona Oeste da capital.

O prefeito destacou a qualidade dos novos equipamentos entregues aos laboratórios, que facilitam a entrega dos resultados à população, sendo automatizados, para os exames de análises clínicas. “Nós somos a primeira gestão de um município brasileiro a implementar essa nova tecnologia. Estamos dotando esses laboratórios de equipamentos para análises de exames automatizados. Com isso, a gente dá um salto de qualidade, não fica devendo a nenhum laboratório. Esse tipo de tecnologia é utilizado nos maiores laboratórios do Brasil e o que tem no serviço privado, nós oferecemos no serviço público com qualidade e certificação. Assim, a prefeitura oferece à população um serviço com a melhor qualidade possível e com a dedicação dos nossos servidores”, destacou o prefeito.

O secretário da Semsa, Djalma Pinheiro, destaca que os dois laboratórios possuem uma importância imensa para o sistema público de saúde no município, que não é muito vista pela população, pois não recebem pacientes. “O papel social que essas duas estruturas fazem para o município de Manaus é gigantesca. Agora, temos duas estruturas modernas, automatizadas, uma estrutura magnífica oferecendo melhor condição de trabalho aos servidores e aos usuários do Sistema Único de Saúde”, disse o titular da Semsa.

A entrega das novas estruturas dos laboratórios era muito esperada há anos, pois, antes, elas funcionavam em anexos de outras unidades de saúde da capital, em espaços pequenos, sem dar uma condição digna de trabalho aos servidores.

“A gente sonhava muito com isso, há anos buscávamos, mas foi somente a gestão do prefeito David Almeida que entendeu isso. Estou com uma emoção muito grande, pois, hoje, estamos com uma estrutura maravilhosa. Um espaço que a gente nem sonhou tão grande assim. A gente sonhou em ir para um lugar melhor, mas não esperávamos tanto”, disse a diretora do Laboratório Distrital Oeste, Dulcian Moreira.

O Laboratório de Especialidades é voltado para as áreas de Citopatologia, Microbiologia e Controle de Qualidade da Tuberculose, e realiza, entre outros, os exames de Citologia Clínica, atendendo as 235 unidades de saúde da rede assistencial da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Na unidade, são processados os exames preventivos do câncer do colo do útero, inclusive os realizados em meio líquido, metodologia implementada em 2023, tornando Manaus o primeiro município do Brasil a oferecer esse tipo de exame no serviço público.

Apenas no ano passado, o Laboratório de Especialidades executou aproximadamente 180 mil exames nas três especialidades. Atualmente, a equipe trabalha com dedicação na implementação da automação dos processos, visando ampliar o número de atendimentos, com maior agilidade e qualidade no diagnóstico.

Já o Laboratório Distrital Oeste realiza exames bioquímicos, hematológicos, imunológicos, sorológicos, parasitológicos, bacteriológicos e sumário de urina, além de preparar e encaminhar amostras de exames específicos para instituições parceiras. A unidade é referência para 17 bairros, com 12 postos de coleta fixos e dez itinerantes, e realiza aproximadamente 1 milhão e 200 mil atendimentos por ano.

No Laboratório Distrital, os exames são processados de forma automatizada, em equipamentos de última geração e alta resolutividade, agregados a um sistema de software moderno (Softlab), que realiza a interface das informações entre o laboratório e os postos de coleta. A automatização garante maior agilidade, confiabilidade e rastreabilidade no recebimento e processamento de amostras e também na liberação de resultados pelo próprio sistema nos postos de coleta, e no LabOnline (https://labonline.manaus.am.gov.br/exames.php), por meio do qual o usuário acessa os resultados via internet.

 

Fonte: Semcom

Foto: Divulgação

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *