16/07/2024

Semed alcança a marca de 10,2 mil vagas em creches municipais

         

Como parte da série da reestruturação e construção de novas unidades educacionais, a Prefeitura de Manaus vai entregar, no próximo mês, mais duas creches municipais no bairro Vila Buriti, na zona Sul, e no conjunto Viver Melhor, na zona Norte da cidade. Com a inauguração, o chefe do Executivo municipal, David Almeida, destacou, durante entrevista na rádio Cidade FM na manhã desta quinta-feira, 23/5, que a Secretaria Municipal de Educação (Semed) passa a contar com mais de 10 mil vagas ofertadas em creches, um crescimento acima dos 100%, comparado às gestões anteriores.

Durante a entrevista, o prefeito explicou ainda que, em 16 anos, foram criadas 5.100 vagas de creche, e hoje, com novas estruturas, a Prefeitura de Manaus tem a oferta de 10.208 vagas.

“Em 16 anos, foram criadas 5.100 vagas de creche. Em dois anos e meio, nós criamos mais 5.108 vagas. Hoje, a prefeitura tem a oferta de 10.208 vagas de creche. Inclusive, no mês de junho, eu entrego mais duas creches na Vila Buriti e no Viver Melhor. Com isso, a gente se consolida como a prefeitura que mais ofertou vagas de creche na história da cidade de Manaus”, disse Almeida.

Além das grandes obras e reformas, ações integradas, ampliação de vagas na educação infantil, programas e projetos para a acessibilidade e a inclusão social, assim como a valorização do corpo escolar, a Semed pretende ampliar o atendimento à rede municipal de ensino, com a oferta de 4.800 vagas; construir 40 salas de aula nas 20 creches municipais; implementar o sistema de automação na gestão escolar; fazer a progressão de 1.500 profissionais da educação, além de construir em alvenaria as escolas municipais da zona rural que ainda são de madeira.

“Eu tenho a consciência de que é preciso fazer muito mais, porque a demanda é muito maior. Mas se fizermos um comparativo de 16 anos, com o que encontramos quando chegamos e com o que estamos oferecendo para a cidade, a gente avançou bastante”, complementou o prefeito.

Saneamento básico

Na oportunidade, o chefe do Executivo municipal também destacou a expansão do serviço de esgotamento sanitário, o qual tem como objetivo ultrapassar a meta de 30%, o índice de cobertura do serviço para a capital amazonense.

“Quando assumimos a prefeitura, nós tínhamos a cobertura de 16% na cidade, hoje nós já estamos com 29%. A gente chega até o final deste ano de 2024 com aproximadamente 34%, quase 35% na cidade, com cobertura de esgoto. Então, nós estamos dobrando aquilo que nós recebemos, mas a gente antecipou metas com relação à questão do saneamento básico e esgoto para que a empresa possa cumprir, e nos próximos anos, a gente chega aí com uma condição de mais de 60% da cidade com cobertura de água e esgoto”, disse Almeida.

’Nosso Centro’

A reabilitação do Centro Histórico de Manaus também foi lembrada pelo prefeito, que destacou duas das construções que já foram entregues neste ano, dentro do programa “Nosso Centro”: o mirante Lúcia Almeida e o largo de São Vicente. Além dessas estruturas, também estão prontos para inaugurar o casarão Thiago de Mello e o píer turístico Manaus 355, uma estrutura de porte gigante para atender o trade turístico.

“Com esses trabalhos, essas intervenções, a gente resgata a autoestima dos moradores do Centro e da cidade, no local onde ela iniciou. São investimentos que dão uma nova cara para a nossa cidade. Estamos devolvendo um belo cartão-postal para Manaus com esse investimento”, reforçou o prefeito.

 

Fonte: Semcom

Foto: Divulgação  

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *