SEC dá início às ações de empreendedorismo cultural, com oficina de elaboração de projetos
A Secretaria de Estado de Cultura (SEC) dá início, neste mês, às ações voltadas ao empreendedorismo cultural, com oferta de cursos de capacitação direcionados a artistas, produtores e gestores interessados em participar de editais. A primeira delas é a Oficina de Elaboração de Projetos, que será realizada nos dias 29, 30 e 31, no Palacete Provincial, no centro da cidade.
A proposta, conforme explica o secretário estadual de Cultura, Marcos Apolo Muniz, abrange um dos principais pilares da atual gestão, que é investir no empreendedorismo, no setor cultural. A programação oferecida pela SEC é gratuita e conta com o apoio da Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC).
“A intenção é oferecer o suporte necessário aos agentes culturais, para que aumentem as chances de aprovação de projetos a serem realizados no Amazonas. Com isso, não somente se amplia a oferta e alcance das ações culturais, mas também a economia se movimenta, com a geração de emprego e renda nessa área. São mais artistas contratados, mais trabalhadores empregados nessa engrenagem que faz movimentar a cultura no estado”, afirmou Marcos Apolo.
De acordo com o instrutor da oficina, Ewerton Almeida, da AADC, o público alvo do curso são artistas, produtores culturais e gestores que queiram iniciar ou se aprimorar na elaboração de projetos para editais de fomento às políticas públicas culturais. “O intuito do curso é que as ideias destes agentes culturais se transformem, de fato, em projetos que expressem clareza e que se tornem viáveis para aprovação em editais. É uma habilidade essencial para quem quer aproveitar as oportunidades que o segmento oferece”, explica.
As inscrições para a oficina são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail [email protected] até o dia 28 de janeiro. Quem desejar participar precisa apenas enviar o nome e o telefone. As vagas são limitadas.
Nos três dias de oficina serão tratados assuntos como roteiro de elaboração de projetos, apresentação, estratégias de ação, previsão de duração/período de realização, plano de distribuição dos produtos culturais, plano para divulgar/comunicar o projeto, orçamento, orientações sobre captação de recursos e prestação de contas, entre outros itens.
A oficina será realizada das 14h às 17h. O Palacete Provincial fica localizado na Praça Heliodoro Balbi (Praça da Polícia), no Centro de Manaus.
Serviço: Oficina de elaboração de projetos para o segmento de cultura
Data/hora: 29, 30 e 31 de janeiro, das 14h às 17h
Local: Palacete Provincial, Praça Heliodoro Balbi, Centro
Entrada: Gratuita – (inscrições até 28 de janeiro, pelo e-mail [email protected]
Nenhum comentário