Putin vence a eleição presidencial, e se manterá no cargo até 2030
O atual presidente não tinha outros concorrentes com chances de ganhar as eleições presidenciais
Na manhã desta segunda-feira (18), o presidente da Rússia, Vladimir Putin, foi reeleito com cerca de 87% dos votos apurados. A Comissão Eleitoral Central (CEC), divulgou o resultado por volta das 18h15, do último domingo (17).
O presidente da Rússia governará até pelo menos 2030, ano em que terá 77 anos. Putin é o líder mais antigo da Rússia, após o ditador soviético Joseph Stalin, que irá garantir uma terceira década completa de governo.
Vladimir reforçou o controle no país desde a viragem do século. Os resultados quase completos em relação às eleições organizadas na Rússia indicam mais uma vitória para o líder Kremlin, em uma conclusão de resultado precipitado.
A maioria dos candidatos da oposição foram mortos, exilados ou foram impedidos de concorrer. O presidente da Rússia não enfrentou nenhum desafio credível do seu governo.
O resultado das eleições foi inevitável. O porta-voz do presidente informou em 2023 que a votação “não foi realmente uma democracia”, mas uma “burocracia dispendiosa”.
As eleições presidenciais eram realizadas de quatro em quatro anos, porém a lei foi alterada em 2008 para que fosse estendido o mandato dos presidentes para seis anos.
Foram três dias de votações para que as regiões que possuem 11 fusos horários diferentes pudessem eleger o presidente. Cerca de 114 milhões de eleitores, incluindo ucranianos, realizaram o direito ao voto.
Fonte: CNN Brasil
Foto: Divulgação
Nenhum comentário