21/02/2024

Profissionais da prefeitura fazem curso virtual com softwares de modelagem de projetos e construções

         

Incorporando novos métodos, ferramentas, automação, softwares e tecnologias, a Prefeitura de Manaus, via Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), realiza treinamento de profissionais e corpo técnico em cursos para otimizar práticas, construir e gerenciar seus projetos de arquitetura e urbanismo.

De janeiro a maio, de forma exclusiva e com carga horária on-line, os profissionais estão estudando virtualmente cursos, como Revit, Navisworks Manage, Construction Cloud, Civil 3D e Infraworks, somando mais de 160 horas de aprimoramento.

À medida que a construção civil e o licenciamento urbanístico se voltam para o mundo digital, aperfeiçoando o corpo técnico para o uso do BIM (Building Information Modeling), metodologia que permite criar simulações digitais, manejando coordenadamente toda a informação de um projeto de arquitetura.

“Assim como a cidade é um organismo vivo, nós, profissionais de arquitetura e urbanismo, estamos em constante mudança e o treinamento virtual para a equipe técnica do Implurb traz uma nova perspectiva do mercado e das ferramentas que estão em constante evolução. Ferramentas e softwares para nos auxiliar no desenvolvimento e análise de projetos, sejam na construção civil ou no urbanismo”, explicou a gerente de projetos do Departamento de Planejamento Urbano (DPLA) do instituto, arquiteta e urbanista Rejane Gaston.

Hoje, existem vários softwares que são utilizados ao longo do ciclo de vida de um projeto executado sob metodologias BIM, como o Revit. Os softwares permitem desenho em até quatro e cinco dimensões, como tempo e custos, proporcionando gerenciar a informação de forma inteligente ao longo do ciclo de vida de um projeto, automatizando processos de programação, projeto conceitual, detalhes, análises, documentação, fabricação, logística de construção, operação e manutenção, renovação e / ou demolição.

O treinamento visa oferecer complementação para permitir que o trabalho dos arquitetos seja realizado de forma ainda mais eficiente.

Atualização
O governo federal estabeleceu, por meio do Decreto nº 10.306/2020, a utilização do BIM na execução direta ou indireta de obras e serviços de engenharia realizadas por alguns órgãos e entidades da administração pública federal.

 

Fonte: Implurb

Foto: Valdo Leão

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *