28/05/2024

Prevenção à raiva: FVS-RCP realiza ação para controle de morcegos em área indígena de São Gabriel da Cachoeira

         

Visita técnica segue até domingo (18/05)

Uma equipe da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), realiza treinamento, até domingo (18/05), em serviço para controle de morcegos hematófagos em comunidades indígenas do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Alto Rio Negro, sediado em São Gabriel da Cachoeira (a 852 quilômetros de Manaus).

O objetivo é controlar a população desses animais, por meio da captura, como medida preventiva para evitar incidentes que afetem a comunidade local. O treinamento tem como foco a técnica de captura e manejo adequado dos morcegos.

“Esta ação não só visa controlar a população de morcegos hematófagos, mas também capacitar as equipes locais sobre práticas seguras de manejo desses animais”, afirma a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.

A atividade foi realizada por meio da Gerência de Zoonoses do Departamento de Vigilância Ambiental (DVA) da Fundação. O gerente de Zoonoses, Deugles Cardoso, acrescenta que a prevenção da raiva humana de transmissão silvestre é uma preocupação prioritária para nós. “A captura e controle desses morcegos são passos fundamentais para garantir a saúde pública na região”, destaca.

A captura ocorre em comunidades ribeirinhas e indígenas, onde há registros de agressões por morcegos hematófagos, tanto em humanos como em animais – como cães, além de bovinos e equinos. O objetivo das equipes nos municípios é realizar a captura do maior número dos mamíferos nessas áreas onde foram registrados os casos de agressões de morcegos a animais.

Morcegos hematófagos

A espécie de morcegos hematófagos (Desmodus rotundus) se diferencia de outras por se alimentarem de sangue, podendo espoliar (se alimentar de sangue) tanto animais, quanto humanos, o que gera o risco de transmissão do vírus da raiva por meio da saliva.

 

Fonte: FVS-RCP

Foto: Divulgação

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *