21/05/2024

Prefeitura de Manaus oferta vacinas contra Covid-19 em nove unidades da rede municipal neste sábado, 24/6

         

Como forma de reduzir os riscos decorrentes da infecção pela Covid-19 e promover a saúde da população, a Prefeitura de Manaus oferta a vacinação contra a doença em nove pontos da rede municipal, neste sábado, 24/6. As unidades da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) funcionam das 8h às 12h e estão distribuídas em toda a capital, sendo ao menos uma em cada zona distrital de saúde da cidade.

O subsecretário de Gestão de Saúde, Djalma Coelho, orienta a população a buscar uma das salas de vacina da Semsa, levando documento oficial com foto, CPF ou Cartão Nacional de Saúde (CNS) e cartão de vacina, para receber a 1ª ou 2ª doses do esquema primário, ou qualquer dose de reforço.

“Os pais e os responsáveis também devem ficar atentos para manter atualizado o esquema vacinal de suas crianças, que já podem receber o imunizante contra a Covid-19 a partir dos 6 meses de idade”, assinala o subsecretário.

Djalma Coelho acrescenta que as vacinas do calendário infantil, que protegem contra doenças como sarampo e febre amarela, também estão disponíveis nas unidades de saúde abertas aos sábados.

“Mesmo sendo a capital campeã em cobertura vacinal, Manaus ainda tem cobertura das vacinas do calendário infantil abaixo da meta de 95% do Ministério da Saúde, à exceção da BCG. A vacinação é essencial para proteger as crianças e evitar o retorno de doenças sérias, como a poliomielite”, alerta o gestor.

Para reforçar a proteção contra a Covid-19, são ofertadas nos pontos de imunização as vacinas monovalentes, Coronavac, Pfizer e Janssen, aos adultos que querem iniciar ou completar o esquema primário de 1ª e 2ª doses, e também para adolescentes de 12 a 17 anos como 3ª dose de reforço. Crianças de 6 meses a 4 anos recebem a Pfizer baby (tampa vinho), e as de 5 a 11 anos recebem a Pfizer pediátrica (tampa laranja).

Pessoas a partir de 18 anos que já receberam a segunda dose do esquema primário, ou qualquer dose de reforço, há pelo menos quatro meses, recebem a vacina bivalente, que protege contra as cepas originais do coronavírus e as subvariantes da Ômicron.

A bivalente é ofertada também a pessoas a partir de 12 anos de imunossuprimidas, com comorbidades, com deficiência permanente, residentes em instituições de longa permanência, gestantes, puérperas, indígenas e quilombolas, devendo-se observar a mesma sequência de doses e intervalo prescritos para o público adulto.

Confira os pontos de vacinação da Semsa abertos neste sábado, 24/6:

Zona Norte
Clínica da Família Carmen Nicolau – rua Santa Tereza D’Ávila, s/nº, Lago Azul
USF Áugias Gadelha – rua 15, s/nº, Cidade Nova 1
USF Major PM Sálvio Belota – rua Samambaia, nº 786, Santa Etelvina

Zona Sul
USF Doutor José Rayol dos Santos – avenida Constantino Nery, s/nº, Flores

Zona Leste
USF Alfredo Campos – alameda Cosme Ferreira, s/nº, Zumbi
USF Amazonas Palhano – rua Antônio Matias, s/nº, São José Operário
USF Leonor Brilhante – avenida Autaz Mirim, s/nº, Tancredo Neves

Zona Oeste
USF Deodato de Miranda Leão – avenida Presidente Dutra, s/nº, Glória
USF Leonor de Freitas – avenida Brasil, s/nº, Compensa 1

 

Fonte: Semsa

Foto: Divulgação

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *