28/05/2024

Prefeitura apresenta projetos do ‘Nosso Centro’ à equipe de Pernambuco

         

Fazendo um mergulho pelo centro histórico, a Prefeitura de Manaus apresentou, nesta quarta-feira (8), seus projetos de requalificação urbanística, de patrimônio cultural e arquitetônico, além do programa “Nosso Centro”, à equipe de profissionais da Prefeitura de Recife, do programa Recentro, que atua na cidade nordestina com um plano de iniciativas de reabilitação.

O Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) está recebendo a equipe pernambucana, incluindo a secretária do Gabinete do Centro do Recife, Ana Paula Vilaça; o gerente de Articulação Territorial, Jonatas Souza; e a gestora de Planejamento Urbano, Clara Cavalcanti.

Na quarta-feira, a agenda incluiu visita ao Centro, desde o Museu de Manaus, paço da Liberdade, até a rua Bernardo Ramos e aos novos points da capital, recém-inaugurados, o complexo do mirante Lúcia Almeida e o largo de São Vicente. Também passaram pelo mercado municipal Adolpho Lisboa, pelo antigo Museu do Porto, Palácio Rio Branco e sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan-AM).

Para Ana Vilaça, é uma grata felicidade acompanhar de perto toda a transformação que a Prefeitura de Manaus vem fazendo na cidade e no centro histórico, em especial.

“A gente construiu essa rede de urbanismo em áreas centrais com nove cidades participando sob a coordenação da cidade do Recife e o motivo dessa visita é conhecer na prática essas experiências exitosas. O dia foi bastante produtivo, fizemos visitas técnicas, guiadas, pudemos conhecer algumas obras, projetos e também trocar ideias sobre a gestão, sobre o monitoramento das informações, sobre financiamentos. Tem sido bastante rica essa troca entre as duas cidades”, comentou.

A visita técnica segue, nesta quinta-feira, 9/5, incluindo um tour pelo Teatro Amazonas, por igrejas históricas e depois reunião com representantes da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas.

Experiência
Para o diretor de Planejamento do Implurb, arquiteto e urbanista Pedro Paulo Cordeiro, a ideia da visita é exatamente a troca de experiências com centros urbanos similares. “Em ambas as cidades, há desde a desocupação de imóveis até a degradação de imóveis de patrimônio histórico, passando por pessoas em situação de rua, segurança, ou seja, são problemas que todas as capitais que possuem grandes centros, centros antigos, estão passando e, logicamente, cada uma está tentando resolver toda essa situação”, comentou o arquiteto.

As equipes visitaram as áreas do Centro e as intervenções já realizadas pela atual gestão. “Conheceram toda a área que chamamos de mais antiga de nossa cidade, que é a praça Dom Pedro, museu da Cidade, aquele território, e as próximas previstas para ação, como o museu do Porto, a praça 9 de Novembro, e alguns imóveis do entorno. E, pela parte da tarde, fizemos uma reunião na sede do Implurb, para apresentarmos detalhes do ‘Nosso Centro’”, comentou Pedro Paulo.

Arquitetura
O zelo pelo desenvolvimento da cultura, história, patrimônio, arquitetura e economia são pontos em comuns entre os projetos do Recentro e do de Manaus, o “Nosso Centro”, lançado pela gestão do prefeito David Almeida, em 2021, e que já tem obras entregues, como o mirante Lúcia Almeida e o largo de São Vicente. A próxima obra entregue no local será o píer turístico, no dia 9 de junho. O píer será uma estrutura de atracação de embarcações de pequeno e médio portes, voltado para o trade turístico e de pacotes fluviais no Centro e entorno.

Nosso Centro
O “Nosso Centro” tem três eixos focais: “Mais Vida”, “Mais Negócios” e “Mais História”, e se soma a um conjunto arquitetônico de grande relevância para a capital.

O programa de Manaus combina habitação, reabilitação, patrimônio, resgate da ancestralidade indígena, mas também tem questões para garantir que as pessoas voltem a ocupar e morar no Centro, sendo cada vez mais um lugar de cidadania e autoestima, além de espaço de turismo para quem chega e visita.

 

 

Fonte: Implurb

Foto: Valdo Leão

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *