11/12/2024

PF: Verba da Saúde Bancou Viagem para Jogo do Vasco

         

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (7/11) a operação Fake Trip, visando desmantelar um esquema de desvio de recursos públicos destinados à saúde em Tabatinga. As investigações revelaram que servidores usavam verba da saúde municipal para fins pessoais, incluindo o custeio de viagens a eventos esportivos. Um dos envolvidos teria utilizado o dinheiro público para viajar a Manaus e assistir a um jogo do Vasco da Gama.

Ao todo, a PF cumpre quatro mandados de busca e apreensão nas residências de servidores suspeitos de integrarem a associação criminosa. O caso ganhou força após a prisão em flagrante de um dos servidores no Aeroporto Internacional de Tabatinga, em fevereiro. Ele alegava estar viajando a Manaus para tratamento de saúde, mas, durante a abordagem policial, confessou que o verdadeiro motivo da viagem era assistir a uma partida do Vasco. As passagens, compradas com dinheiro público, foram justificadas como “despesas de saúde”.

O nome da operação, Fake Trip, faz referência a essa “viagem a trabalho” falsa, que, segundo a PF, é apenas um exemplo do esquema mais amplo de desvio de verbas. A investigação aponta crimes de peculato, emprego irregular de rendas públicas, associação criminosa, corrupção passiva e corrupção ativa, com penas que podem somar até 38 anos de prisão para os envolvidos.

A operação segue em andamento, e a PF busca ampliar as apurações para identificar outros possíveis membros da rede e a extensão dos prejuízos causados aos cofres públicos.

 

 

Fonte: PF

Foto: Divulgação

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar conteúdo desta página