16/07/2024

Pela primeira vez, Carreta de Apoio à Saúde vai para o interior do Amazonas

         

A expectativa da SES-AM é atender 3.850 pacientes com exames de mamografia e ultrassonografia

As Carretas de Apoio à Saúde do Governo do Amazonas chegam, pela primeira vez, ao interior do estado. Com o oferecimento de exames de mamografia e de ultrassonografia, as unidades móveis iniciam, na segunda-feira (27/05), suas atividades nos municípios de Manacapuru e Itacoatiara (distantes 68 quilômetros e 176 quilômetros de Manaus, respectivamente). A expectativa da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) é atender cerca de 3.850 pacientes, nas duas cidades.

A secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, explica que as unidades móveis fazem parte do Programa Saúde Amazonas e irão atender às demandas dos dois municípios e também de comunidades próximas, facilitando o acesso e ampliando o alcance das ações de saúde.

“Estes são os dois primeiros municípios de um cronograma que tem como objetivo atender à população do interior. A principal finalidade é aumentar a quantidade de exames médicos realizados, os quais são importantes para a detecção de doenças nas populações de municípios da região metropolitana”, destaca a secretária.

A partir da segunda-feira (27/05), uma das unidades iniciará atendimento em Manacapuru no estacionamento do SESC, localizado na rua Waldemar Ventura, 353, bairro São José, onde permanecerá até o dia 14 de junho. A expectativa é atender a cerca de 1.650 pessoas, de acordo com a secretária Nayara Maksoud.

Também na segunda-feira (27/05), outra carreta inicia o atendimento no estacionamento do Centro Educacional Municipal Jamel Amed, na av. Parque, S/N, Centro, em Itacoatiara, onde permanecerá até o dia 21 de junho. A previsão é receber aproximadamente 2.200 pessoas, diz Nayara Maksoud.

Nas carretas, os exames são direcionados a pacientes que já passaram pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e estão com a autorização de encaminhamento do Complexo Regulador do Amazonas. Os atendimentos serão realizados de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Nos próximos meses, as Unidades Móveis serão deslocadas para outros municípios, facilitando o acesso ao atendimento e ampliando o alcance das ações de saúde no interior do estado.

 

 

Fonte: SES-AM

Foto: Evandro Seixas

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *