28/04/2024

Anoar Samad pede demissão da Secretaria de Saúde do Amazonas e quem assume é Nayara Maksoud

         

Ele é o quinto secretário de saúde do Estado que assumiu a pasta da saúde na gestão do governador do Estado, Wilson Lima.

Na manhã desta terça-feira (19), o secretário de Saúde do Amazonas, Anoar Samad, fez o pedido de exoneração por motivos particulares. A carta de demissão feita aceita pelo Governador do Estado Wilson Lima.

Em nota, o governador do Estado agradece ao médico pelo importante trabalho realizado ao longo desses dois anos e nove meses em que esteve à frente da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM).

O repórter Fábio Melo, do portal Fatos Marcantes, esteve na Secretaria de Saúde (SES-AM), conversou com pessoas próximas ao Anoar Samad, e um dos motivos que levou ao secretário pedir o desligamento são os constantes embates com a Secretaria da Fazenda do Estado do Amazonas para a liberação dos recursos para o pagamento de empresas terceirizadas e os materiais de insumos para os hospitais de Manaus.

O secretário foi responsável por conduzir e implantar importantes serviços essenciais na capital amazonense, tais como a instalação de UTIs no interior do Amazonas, a realização de transplantes renais e implantes coclear além das entregas de novos Caics + Especialidades.

Anúncio do novo secretário em 2021
Wilson Limw, governador do Estado, anunciou em junho de 2021 Anoar Samad como novo Secretário da Saúde, assumindo o cargo do ex-secretário Marcellus Campêlo, que pediu exoneração do cargo no dia 07 de junho após ficar cinco dias preso no mandado de prisão temporária.

Sobre o ex-secretário Marcellus Campêlo
O ex-secretário de Saúde do Estado foi preso na quarta fase da “Operação Sangria”, realizada pela Polícia Federal, que teve como objetivo investigar os funcionários da Secretaria de Saúde que realizaram a contratação fraudulenta para favorecer grupos locais de empresários para fazer um hospital de campanha. Ele pediu exoneração no dia 07 de junho de 2021.

Além da prisão temporária do secretário de Saúde do Estado, Marcellus Campêlo, foram presos o empresário Nilton Costa Lins Júnior, Sérgio José Silva Chalub, Rafael Garcia da Silveira, Frank Andrey Gomes de Abreu e Carlos Henrique Alecrim John.

Nova secretária de Saúde do Estado
Quem irá assumir pela sexta vez a pasta é a enfermeira de carreira dos quadros da Secretaria de Saúde desde 2015, Nayara Maksoud.

Atuou em outros cargos, como secretária executiva adjunta de política de saúde entre 2019 e 2022. Foi diretora do Hospital Francisca Mendes até julho de 2023 e, até a última segunda-feira (18), respondia como coordenadora do Complexo Regulador do Amazonas.

Nayara Maksoud tem como missão continuar os trabalhos de fortalecimento e modernização da rede estadual de Saúde, ampliação dos serviços de média e alta complexidade para a capital e interior do Estado, garantindo o direito à saúde de qualidade para todos

 

 

Fonte e Foto: Divulgação  

 

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *