16/07/2024

Lula destaca “decisão ‘histórica” dos países que reconheceram Estado palestino

         

Espanha, Irlanda e Noruega anunciaram na quarta-feira que reconhecerão o Estado palestino em 28 de maio

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou, nesta quinta-feira (23/5), a “decisão histórica” de Espanha, Irlanda e Noruega de reconhecer o Estado palestino, uma decisão que ele considerou positiva para impulsionar os “esforços” de paz no Oriente Médio.

“Além disso, essa decisão terá efeito positivo em apoio aos esforços por paz e estabilidade na região. Isso só ocorrerá quando for garantida a existência de um Estado Palestino independente”, acrescentou.

O presidente lembrou, ainda, que o Brasil foi “um dos primeiros países na América Latina” a reconhecer o Estado palestino, em uma decisão que logo foi seguida por outras nações da região.

O reconhecimento ocorreu em 2010, durante o segundo mandato de Lula.

Espanha, Irlanda e Noruega anunciaram na quarta-feira que reconhecerão o Estado palestino em 28 de maio, provocando a condenação de Israel, em meio a uma ofensiva militar contra o movimento islamista palestino Hamas em Gaza.

As relações entre Brasil e Israel azedaram após o início da ofensiva israelense em Gaza, motivada por uma incursão letal de milicianos do Hamas no sul do país, que desencadeou a guerra em 7 de outubro de 2023.

O Brasil também chamou seu embaixador para consultas e convocou o representante israelense em Brasília.

Fonte: Correio Braziliense

Foto: Joedson Alves

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *