Jander Lobato pode virar prefeito de Manaus na ausência de Renato Júnior por impedimento eleitoral do presidente da Câmara

Um detalhe pouco observado nos bastidores políticos pode mudar o comando da Prefeitura de Manaus em caso de ausência do prefeito Renato Júnior.
Embora o primeiro na linha de substituição seja o presidente da Câmara Municipal, Davi Reis (Avante), ele está impedido de assumir o cargo por conta da legislação eleitoral. Pré-candidato a deputado estadual, ele não pode ocupar a chefia do Executivo antes das eleições sem risco de inelegibilidade.
“Por estar como pré-candidato, eu tenho uma vedação. Só posso substituir o prefeito depois do dia 4 de outubro”, explicou.
Com isso, a função recai sobre o primeiro vice-presidente da Câmara, o vereador Jander Lobato (PSD), que passa a ser o nome apto a assumir como prefeito interino.
“Se o prefeito se ausentar, a sucessão cai no colo do vereador Jander. Se ele não estiver, vai para o vereador Raulzinho”, afirmou Davi Reis.
Jander já exerceu a função em ocasiões anteriores, o que reforça sua posição na atual estrutura.
O cenário também chama atenção pelo aspecto político. Filiado ao PSD, partido que já integrou a base da atual gestão, Jander está ligado a um grupo que hoje tem como principal liderança no estado o senador Omar Aziz, pré-candidato ao governo e em posição oposta ao grupo de David Almeida.
Assista à entrevista completa e entenda os detalhes desse cenário.




Nenhum comentário