26/05/2024

Jacaré é flagrado na Ponta Negra e comissão aciona órgão ambiental para resgate 

         

Um jacaré de aproximadamente 1 metro foi um visitante inesperado na praia da Ponta Negra, nesta segunda-feira, 29/5, em uma área de areia perto do mirante do complexo turístico, na zona Oeste.

A comissão que atua no parque acionou o Batalhão Ambiental da Polícia Militar para fazer o resgate do animal, que apareceu no local com um ferimento. Este é o primeiro aparecimento de um jacaré, identificado na praia, neste ano.

É provável que o animal tenha vindo dos rios Tarumã-Mirim e Tarumã-Açu, afluentes do rio Negro, que banha o balneário. Outro fator de alerta é que a área de faixa de areia está mais estreita, em razão da subida das águas.

O Corpo de Bombeiros, que faz parte da comissão com salva-vidas, também foi acionado para fazer buscas nas águas, para garantir a segurança dos usuários. Equipes vão monitorar o local para verificar se outro animal aparece. O comum é ocorrer avistamento de jacarés longe das margens neste período de enchente, mas não na praia.

O jacaré apareceu em uma área de menor fluxo de banhistas e frequentadores, por baixo dos mirantes. “O rio está cheio e a praia nivelada. Este é o primeiro jacaré que aparece na área este ano. Os salva-vidas estão no local para prevenção e possível necessidade de resgate nas águas”, explicou o subcoordenador da Comissão do Parque, Cesar Freitas.

— — —

Texto – Claudia do Valle / Implurb

Fotos – Divulgação

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *