Instituto de empresário investigado pela PF por “Deepfake” divulgada pesquisa sobre segundo turno em Manaus
O Instituto Marca Pesquisa + Mercado divulgou, nesta segunda-feira (14), uma pesquisa sobre o cenário do segundo turno em Manaus, que está sendo utilizada por uma campanha eleitoral para engajar apoiadores. A confiabilidade do instituto tem sido questionada, uma vez que ele pertence ao publicitário Sabá Noronha, investigado pela Polícia Federal na Operação Nirmata por envolvimento na produção de deepfake contra David Almeida (Avante), um dos candidatos no pleito.
Fundado em junho de 2023, segundo dados da Receita Federal, o instituto possui uma presença modesta nas redes sociais, com apenas 9 seguidores no Instagram. Sua primeira publicação ocorreu em 7 de junho deste ano, divulgando os resultados de uma pesquisa.
Histórico de Inconsistências
A primeira pesquisa divulgada pelo Marca, referente às eleições em Goiânia, apontava Gustavo Gayer e Vanderlan Cardoso como os dois primeiros colocados. No entanto, Fred Rodrigues e Mabel, que aparecia em quinto lugar na pesquisa, foram os candidatos que avançaram ao segundo turno.
Em outra pesquisa, dessa vez em Natal (RN), Carlos Eduardo foi indicado como líder com 14,27% das intenções de voto, seguido por Paulinho Freire (9,88%) e Natália Benevides (6,22%). No entanto, Carlos Eduardo não chegou ao segundo turno, que agora é disputado por Paulinho e Natália.
Em Belo Horizonte (MG), o instituto previu Mauro Tramonte em primeiro lugar com 27,26% dos votos, seguido por Bruno Engler (10,22%) e Duda Salabert (8,34%). No entanto, os candidatos que disputam o segundo turno são Engler e Fuad Noman.
Alerta na Justiça Eleitoral
Diante do histórico do instituto e sua associação a uma figura investigada, a Justiça Eleitoral e campanhas adversárias levantaram preocupações sobre o possível uso de pesquisas eleitorais para divulgar resultados manipulados.
Nenhum comentário