Ilumina+ Amazonas avança e já beneficia 116 comunidades rurais no Estado
Mais de 74 mil pontos de LED foram instalados nessas áreas, melhorando a qualidade de vida dos moradores
Governo avança na modernização da iluminação pública no interior, ampliando o serviço nas comunidades rurais. Ao todo, o Programa Ilumina+ Amazonas, executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), já instalou mais de 74 mil pontos de LED, abrangendo, além das sedes dos municípios, 116 comunidades rurais e indígenas, melhorando a qualidade de vida dos moradores dessas áreas. Algumas, inclusive, estão recebendo iluminação pública pela primeira vez.
Só em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), 81 comunidades ribeirinhas e indígenas estão sendo beneficiadas com o serviço, com a instalação de 2.352 pontos de LED e investimento total de R$ 4,8 milhões. Entre as comunidades onde o serviço já foi concluído estão Colônia do Maranhão, Novo Oriente, Igarapé Açu, Nossa Senhora de Fátima, Santo Antônio do Tracajá e Comunidade do Máximo.
O Ilumina+ Amazonas, em geral, substitui por LED as lâmpadas de vapor de sódio, de mercúrio ou mistas, mais poluentes e tradicionalmente utilizadas na iluminação pública do interior. Em algumas comunidades, entretanto, esta é a primeira vez que recebem o serviço e já contando com uma tecnologia que proporciona uma economia de até 60% no consumo de energia. Com isso, o LED também promove a redução na emissão de gás carbônico na atmosfera. Permite também maior luminosidade nas vias públicas, o que contribui para a segurança das pessoas, em especial para os que precisam trabalhar ou estudar à noite.
De acordo com o secretário da UGPE, Marcellus Campêlo, o programa está transformando a vida das pessoas que moram no interior do Estado. “Além de economia no consumo de energia e redução no impacto ambiental, o programa também está proporcionando um ganho social muito grande para a população do interior, que agora pode ocupar os espaços públicos à noite, e o comércio pode estender o horário de funcionamento”, afirmou.
Desde 2022, o programa já alcançou 42 municípios. A meta é atingir todos os 61 municípios do interior, implantando uma iluminação pública sustentável e de alta qualidade até a 30ª Conferência do Clima (COP-30), que acontece em novembro de 2025, em Belém (PA).
Fonte: UGPE
Foto: Tiago Correa
Nenhum comentário