28/05/2024

Governo do Amazonas inicia implantação de LED em Guajará

         

Serão instalados 1.396 pontos de iluminação pública na sede do município e 119 na comunidade do Gama

A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Amazonas vai modernizar o sistema de iluminação pública do município de Guajará (a 1.476 quilômetros de Manaus), instalando lâmpadas de LED, mais eficientes, econômicas e sustentáveis. A ação faz parte do Programa Ilumina+ Amazonas. Serão implantados, a partir desta quarta-feira (20/03), 1.396 pontos de LED na sede do município e 119 na comunidade do Gama.

Executado pela UGPE, o Ilumina+ Amazonas vai substitui por LED as lâmpadas de vapor de sódio, de mercúrio ou mistas, que são poluentes e tradicionalmente utilizadas na iluminação pública do interior. O LED proporciona uma economia de até 60% nos custos de energia. Garante, ainda, a redução na emissão de gás carbônico na atmosfera e permite maior luminosidade nas vias públicas, o que contribui para a segurança.

De acordo com o secretário da UGPE, Marcellus Campêlo, o programa, que começou em 2022, segue avançando, com a meta de alcançar todos os municípios do interior. “O objetivo é modernizar e padronizar a iluminação pública do interior. O programa já alcançou 36 municípios e 53 comunidades rurais e indígenas, onde foram implantados 62.904 pontos de iluminação, beneficiando cerca de 1,2 milhão pessoas”, afirma.

Depois de Guajará, o próximo município a ser contemplado será Ipixuna, que receberá 1.361 pontos de iluminação, sendo 1.216 na sede, 120 na comunidade Pernambuco, 14 em Polo Car e 11 em Poeira. Também já foi autorizada a instalação de LED em Careiro Castanho.

 

Fonte: UGPE

Foto: Tiago Correa

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *