16/07/2024

Governo apoia simpósio sobre soluções inovadoras e sustentáveis para a piscicultura familiar

         

O evento científico é amparado pela Fapeam, e acontece de 28 a 30 de maio

A troca de experiências para encontrar soluções inovadoras e reunir esforços para o desenvolvimento e o fortalecimento da piscicultura familiar são os objetivos principais do “1º Simpósio Internacional de Uso Sustentável e Tecnologias Alimentares para a Piscicultura familiar na Amazônia (Sustenta)”. O evento científico é apoiado pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), via Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev).

A atividade acontece nos dias 28, 29 e 30 de maio, no auditório da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), das 8h às 17h, e reunirá especialistas da Amazônia brasileira, peruana, colombiana e boliviana. Para mais informações sobre a programação acesse: www.redepeixecaboclo.com.br/sustenta

Coordenado pela pesquisadora titular do Inpa, Ligia Uribe Gonçalves, o Simpósio irá discutir soluções para a produção de uma ração amazônica utilizando ingredientes locais. Durante os três dias, serão realizadas mais de 30 atividades como palestras, apresentações acadêmicas e mesas-redondas. A capacitação de estudantes será incentivada, com publicação e apresentação de trabalhos na área.

“Além disso, o Simpósio busca criar um ambiente propício para o desenvolvimento e apoio à criação de políticas públicas que atendam diretamente às necessidades dos piscicultores familiares, garantindo que o conhecimento gerado e as soluções propostas tenham um impacto tangível e positivo na vida daqueles que dependem da piscicultura familiar na Amazônia”, salientou Ligia.

A pesquisadora espera que o Sustenta promova a troca de experiências e o compartilhamento de conhecimento entre pesquisadores, profissionais e estudantes da Amazônia, como o surgimento de novos laços para fortalecer a concentração de esforços na implementação prática das descobertas feitas pela rede de pesquisa e extensão tecnológica “Peixe Caboclo”, buscando avançar no desenvolvimento de soluções inovadoras para os desafios enfrentados pela piscicultura familiar na Amazônia.

Amparo

Ligia ressalta que o apoio da Fapeam contribui para a popularização e difusão da ciência na Amazônia, apoiando a ciência prática como uma tecnologia social, “que não apenas gera conhecimento, mas também oferece soluções concretas para aqueles que dependem da piscicultura familiar para sua subsistência, como os piscicultores familiares amazônicos, que enfrentam desafios em relação ao de custos de produção”, acrescentou a coordenadora.

O Sustenta é realizado pela rede de pesquisa e extensão tecnológica “Peixe Caboclo”, formada pelo Inpa e instituições parceiras: Instituto Federal do Amazonas (Ifam), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade Nilton Lins, Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) e Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror). Conta com a participação dos Programas de Pós-Graduação em Aquicultura (Nilton Lins em associação com o Inpa) e em Ciência Animal e Recursos Pesqueiros (Ufam), e apoio da Fapeam e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Parev

O Parev apoia a realização de eventos regionais, nacionais e internacionais, nas modalidades presencial, virtual ou híbrida, sediados no estado do Amazonas, relacionados à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I): congressos, simpósios, “workshops”, seminários, ciclo de palestras, conferências e oficinas de trabalho, visando divulgar resultados de pesquisas científicas e contribuir para a promoção do intercâmbio científico e tecnológico.

Agenda da Fapeam

A agenda de eventos científicos do primeiro semestre de 2024, apoiados pelo Governo do Amazonas, por meio da Fapeam, pode ser acessada neste link: https://www.fapeam.am.gov.br/programacao-de-eventos-cientificos-e-tecnologicos-apoiados-pela-fapeam-2/

 

 

Fonte: Fapeam

Foto: Divulgação

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *