Governo anuncia Campo do Vermelhão, no Mauazinho, como novo núcleo do Pelci
Espaço foi revitalizado e vai atender 150 jovens do bairro
O Programa Esporte Lazer na Capital e Interior (Pelci) será implementado no bairro Mauazinho, zona leste de Manaus, ampliando as oportunidades de inclusão social na região. O anúncio foi feito pelo governo nesta terça-feira (20/08) durante a entrega do Campo do Vermelhão, que foi revitalizado. O Pelci atenderá 150 crianças e adolescentes do bairro, oferecendo atividades esportivas.
A importância do Pelci na capital e interior do estado vai além do esporte, impactando diretamente a vida de jovens e suas famílias. Para Águita Fabiane, dona de casa e mãe de um menino de 11 anos que irá fazer parte do programa, o impacto é claro. “É um espaço muito bom para as crianças, tirá-las da rua. E o projeto também, o Pelci vai beneficiar as nossas crianças daqui da nossa comunidade”, disse Águita.
A revitalização do Campo do Vermelhão também é um marco para os moradores do Mauazinho. Com investimentos de R$ 642 mil, as melhorias no espaço, realizadas pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), incluem a substituição de cercas, alambrados, e gradis, além da recuperação da alvenaria e a instalação de um portão de correr. A pintura geral do campo, incluindo as grades e traves de futebol, conferiu um novo aspecto ao local, que agora está apto a receber eventos esportivos e sociais.
O industriário Cláudio Souza, morador do bairro há 40 anos, vê a revitalização como uma transformação positiva para a comunidade. Ele é pai de um menino de 10 anos. A partir de agora o jovem também será integrado ao programa. “Está bacana porque aqui era um espaço que estava meio caído, mas agora o governador fez um bom negócio aqui”, disse Cláudio.
Investimentos
Desde 2021, o Governo do Amazonas já investiu mais de R$ 20 milhões na construção e revitalização de espaços esportivos, com 22 inaugurações realizadas na capital e no interior. Esses espaços revitalizados não só oferecem infraestrutura adequada para a prática de esportes, mas também funcionam como centros de convivência e interação social, alinhando-se à visão do Pelci de fortalecer a segurança pública, a educação e a saúde por meio do esporte.
O Pelci está presente em 64 núcleos na capital, abrangendo mais de 17 modalidades esportivas, o que permite uma ampla participação de jovens em diferentes disciplinas, incentivando o talento esportivo e a integração social. No Mauazinho, o programa representa um importante passo na promoção do esporte como ferramenta de transformação social, proporcionando aos jovens não apenas lazer e atividade física, mas também um caminho para a construção da cidadania e a prevenção de comportamentos de risco.
Fonte: Ascom/Secom
Foto: Alex Pazuello
Nenhum comentário