16/07/2024

Governo alcança mais de mil pessoas com cursos em Boas Práticas na Higiene e Manipulação de Alimentos

         

Ação é coordenada pelo Programa Estadual de Combate ao Desperdício e à Perda de Alimentos

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), alcançou mais de mil pessoas capacitadas com a realização de cursos em Boas Práticas na Higiene e Manipulação de Alimentos, pelo Programa Estadual de Combate ao Desperdício e à Perda de Alimentos (Pcodeca), que também atua coletando alimentos que não foram comercializados, mas que ainda estão em boas condições para o consumo, e os entrega às instituições socioassistenciais cadastradas.

Ao todo, 29 instituições cadastradas no programa receberam a capacitação promovida pela Sepror.

A última oficina realizada na Associação Semeando Integração e Cidadania (Asic), localizada no bairro Tarumã, zona centro oeste de Manaus, marcou a 29° edição dos cursos de capacitação em Boas Práticas na Higiene e Manipulação de Alimentos, que oportuniza qualificação e opção de renda para as instituições, além de ter consciência da importância de higiene e na hora de escolher, manipular e cozinhar esses alimentos, como forma de prevenir doenças.

A nutricionista da Sepror, Viviane Gouveia, reafirma a influência positiva de conseguir cada vez mais expandir as oficinas para que mais pessoas sejam beneficiadas com os ensinamentos das técnicas.

“Promovemos as técnicas de baixo custo que permitam com que as famílias apliquem em casa de maneira simples e eficaz, contribuindo assim para a redução da insegurança alimentar em nosso estado, tendo a iniciativa em geração de renda, é o empreendedorismo, capacitando os participantes a desenvolver de forma sustentável”, disse Viviane.

A nutricionista também cita a agregação de valores importantes como a conscientização sobre a segurança alimentar, manipulação adequada dos alimentos e além do incentivo ao empreendedorismo, promovendo a criação de novas receitas, aproveitando integralmente esses alimentos, gerando maior segurança para o consumidor e fortalecendo a reputação dos seus negócios.

Coleta de alimentos

Em 2024, no período de janeiro a maio, o Pecodeca já recolheu mais de 66 toneladas de alimentos, em feiras e supermercados de Manaus. Os alimentos foram destinados para 65 instituições socioassistenciais, que beneficiaram diretamente mais de 3,4 mil famílias em vulnerabilidade social e nutricional.

 

 

Fonte: Sepror

Foto: Divulgação

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *