31/03/2020

FVS do Amazonas desconsidera teste positivo para coronavírus feito por laboratório de referência do Ministério da Saúde

imagens Secom

Nesta terça-feira (17), durante entrevista pelas mídias sociais, a diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS), Rosimary Costa Pinto, destacou que o Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen) precisará refazer o teste para confirmar dois novos casos de Coronavirus, descobertos pela Fiocruz em Manaus. A autoridade disse que o procedimento correto é que o Lacen faça o teste para então ser considerado oficial.

“O Lacen é o único laboratório credenciado pelo Ministério da Saúde para fazer esse diagnóstico aqui. Digno de nota que as pessoas podem buscar outros laboratórios, porém todos os casos positivos, necessariamente precisam ser referenciados para o laboratório de saúde pública para que o Lacen possa proceder a reanálise dessa material e descartar ou confirmar o diagnostico inicial,” destacou Rosimary Pinto em uma das primeiras falas.

Porém, consta no site do próprio Ministério da Saúde em edição do dia 30 da janeiro de 2020, que o procedimento envolve o Lacen para exames iniciais de outras doenças, mas a confirmação do caso positivo para Coronavirus deve ser feita pelo laboratório de referencia do Ministério da Saúde, entre eles está o da Fundação Oswaldo Cruz.

“As amostras devem ser encaminhadas com urgência para os Laboratórios Centrais de Saúde Pública (LACEN) de cada estado que farão exames para vírus respiratórios mais comuns, como Influenzas e Rhinovirus. Após resultado negativo desses exames, as amostras seguem para os laboratórios de referência para realização de análise de metagenômica, que identificará ou não o novo coronavírus. Os laboratórios de referência nacional são: Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz-RJ), Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, e Instituto Evandro Chagas (IEC), no Pará,” consta no texto do site do Ministério da Saúde. (https://saude.gov.br/noticias/agencia-saude/46249-novo-coronavirus-veja-lista-de-hospitais-que-serao-referencia-no-brasil)

“É algo que não faz sentido. A Fiocruz faz os Kits para o teste de Coronavirus no Brasil e treina os profissionais para manusear-los. o Lacen nunca fez nenhum teste positivo no Amazonas. Até o primeiro caso da moça que veio da europa quem fez foi o instituto Evandro Chagas no Pará. Desconsiderar a prova e a contra prova que esse laboratório fez é no mínimo estranho,”destacou um médico da área que pediu para não ter o nome revelado.

O resultado oficial abalizado pelo Lacen deve sair nesta quarta-feira (18) conforme explicaram as autoridades durante a entrevista.

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *