16/07/2024

FHAJ realiza seminário com foco na melhoria dos processos de qualidade e gestão hospitalar no Amazonas

         

O 1º Seminário de Qualidade, Lean e Saúde 4.0., que segue até a sexta-feira (24/05), é gratuito e tem como público-alvo pesquisadores, estudantes e profissionais de diversas áreas

A Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), unidade vinculada à Secretaria de Saúde (SES-AM), realizou, na noite de quarta-feira (22/05), a abertura do 1º Seminário de Qualidade, Lean e Saúde 4.0. O lançamento do evento, que é direcionado a pesquisadores, estudantes e profissionais de diversas áreas, foi realizado no auditório da Universidade do Estado do Amazonas (UEA/ESA).

O seminário, que segue até sexta-feira (24/05), foi contemplado por meio do edital nº 005/2023 do Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos (Parev), da Fapeam, e busca fortalecer o conhecimento em áreas como Lean na saúde, segurança do paciente, saúde 4.0, entre outros temas relevantes.

“É muito bom poder trazer esses conceitos, essas melhorias e capacitação para a saúde aqui no Amazonas, assim como a saúde 4.0, que busca soluções digitais na área da saúde para a melhoria contínua do usuário do SUS [Sistema Único de Saúde]. Com essa ideia, eu parabenizo os responsáveis pelo primeiro Seminário de Qualidade, Lean e Saúde 4.0”, pontuou o diretor-presidente da FHAJ, Ayllon Menezes, ao agradecer aos funcionários da fundação que foram essenciais na elaboração do evento, e o apoio oferecido pela SES-AM e Fapeam.

A secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, enfatizou a importância da implantação do seminário, que desenvolve teorias e mecanismos para atender às necessidades da população que recorre ao SUS. Além disso, a titular da Saúde explicou sobre os temas que serão abordados nos três dias de evento, como Saúde 4.0, que pode tornar o sistema de saúde do Amazonas mais tecnológico, diverso e acolhedor para pessoas que fazem parte dos grupos minoritários.

Também participaram da cerimônia de abertura a representante da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Maria Fugência Costa Lima, e o médico Pedro Paulo Ribeiro, diretor de Ensino e Pesquisa da FHAJ.

Programação

O 1º Seminário inclui mesas-redondas e conferências com palestrantes nacionais e locais, abordando temas como Lean na saúde, mapeamento da cadeia de valor, segurança do paciente e saúde 4.0.

O objetivo, conforme o diretor-presidente da FHAJ, é capacitar profissionais, por meio do conhecimento de especialistas de diferentes regiões do país, visando a melhoria do acesso à saúde pública.

Nesta quinta-feira (23/05), a programação inicia a partir das 14h e segue até às 19h30, com mesa-redonda, onde serão discutidos temas como experiência do projeto lean nas emergências no Amazonas, com participação do secretário-executivo da SES-AM e especialista na área, Silvo Romano.

E na Sexta-feira (24/05), serão debatidos temas como política de segurança do paciente. O seminário está previsto para às 17h com finalização por volta das 21h50, com atração cultural de encerramento.

 

 

Fonte: SES-AM

Foto: Amanda Amorim

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *