16/07/2024

Estudantes do 6° ao 9° ano da rede pública respondem questionário nacional para aprimoramento da educação

         

 

 

O “Escola das Adolescências” tem a adesão da Secretaria de Educação em mais de 250 escolas da rede estadual

Até o próximo dia 31 de maio, 259 escolas estaduais do Amazonas realizam mais uma etapa do programa “Escola das Adolescências”, promovido pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com as secretarias estaduais e municipais de Educação de todo o país. Neste período, o corpo docente das unidades de ensino da rede estadual do Amazonas aplica, para os estudantes, os questionários

Os questionários norteadores contam com quatro eixos estruturantes, que visam melhorar o acesso, o progresso e o desenvolvimento integral dos alunos dos anos finais (6º ao 9º ano), do Ensino Fundamental no Brasil.

No Amazonas, o cronograma de atividades relacionadas ao ‘Escola da Adolescências’ já acontece desde o último dia 13 de maio. A partir de materiais didáticos disponibilizados para as escolas, o corpo docente preparou dinâmicas de escutas qualificadas, baseadas nos eixos norteadores do programa, que versam sobre: o currículo escolar ministrado, dinâmicas de convivência na rotina estudantil, participação escolar e sugestões de inovação sobre técnicas de melhor aprendizado.

No momento da escuta, os estudantes foram contextualizados sobre o programa do Governo Federal e puderam dar opiniões e sugestões de mudança na rotina e no ambiente escolar. Agora, respondem os questionários disponibilizados pelo MEC. O programa também alcança escolas municipais em todo o país.

“Mais de um milhão de alunos em todo o país participaram dos processos de escuta ativa e, agora, eles realizam os questionários. Continuamos com os esforços de sensibilização e mobilização para o programa, porque é muito importante”, enfatizou a coordenadora do Escritório de Projetos da Secretaria de Educação e articuladora estadual do programa “Escola das Adolescências”, Ádila Marta Silva.

Durante o cronograma de atividades, a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, por meio da equipe da Gerência de Ensino Regular (GER), realizou uma transmissão ao vivo com as principais informações do programa governamental. Direcionado para o corpo docente das escolas públicas amazonenses, o conteúdo pode ser assistido por meio do link http://bit.ly/esclarecimentos_EscolaDasAdolescencias.

Aplicação

Entre as 259 escolas estaduais que realizam a aplicação do questionário do MEC até o próximo dia 31 de maio, o Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Áurea Pinheiro Braga, na zona oeste de Manaus, é uma das unidades que participa da aplicação com os estudantes de 6º ao 9º ano. De acordo com a professora de Língua Portuguesa, Ana Paula Farias, a realização do questionário na escola é fruto da contextualização desenvolvida na unidade durante o período de escuta ativa.

“Buscamos fazer uma atividade diferente. Tiramos os alunos da sala de aula e propusemos um debate, expondo as ideias do programa. Eles foram muito ativos na participação, tivemos posicionamentos, críticas, sensações e opiniões”, destacou a professora.

O aluno Wladimir Mendes, 15, foi um dos estudantes que participou do programa. Ele acredita que as implementações possibilitadas no questionário irão melhorar a educação.

“O projeto é muito interessante, porque possibilita trazer muitas melhorias para a escola. As ideias sobre novas disciplinas, momentos de interação e dinâmicas de aprendizado me chamaram atenção”, ressaltou o aluno.

Os dados recolhidos digitalmente pelo questionário são enviados automaticamente para o MEC. Para a última semana de junho, está prevista a devolutiva, também por parte do órgão federal, em formato de relatório qualitativo, dos dados recolhidos em cada escola participante.

 

Fonte: Seduc

Foto: Eduardo Cavalcante  

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *