14/10/2024

Estiagem: SES-AM e FVS-RCP já realizaram visitas técnicas a 13 municípios reforçando suporte de combate ao fenômeno climático

         

Equipes volantes fortalecem estratégias de saúde no período de estiagem

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) seguem realizando visitas técnicas de suporte ao combate à estiagem nos municípios do Amazonas. Foram 13 municípios, em situação de emergência ambiental, atendidos pelas equipes volantes que atuam reforçando medidas de assistência e vigilância em saúde.

Outros cinco municípios serão visitados em setembro e profissionais participaram de reunião para alinhamento das ações, nesta quarta-feira (28/08). Durante as visitas técnicas, é realizado alinhamento de fluxos de vigilância e assistência e identificação das necessidades do município por ocasião da estiagem e vazante dos rios.

Os contatos são realizados junto às Secretarias Municipais de Saúde, Defesa Civil municipais e demais instituições que têm interface no combate à estiagem.

De acordo com a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, as visitam técnicas aos municípios fazem parte do cronograma de ações voltadas para o período de estiagem, contidas no Plano de Contingência do Governo do Amazonas.

“Cada município tem sua particularidade, então, além do envio de medicamentos, insumos e monitoramento da situação, com uso de tecnologia, nós também estamos com equipes capacitando os servidores das cidades atingidas, ouvindo cada secretaria municipal e indicando as melhores práticas a serem adotadas nesse período”, disse.

Nos meses de julho e agosto, as visitas técnicas de saúde chegaram a Amaturá, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Boca do Acre, Borba, Eirunepé, Envira, Juruá, Manicoré, Pauini, São Paulo de Olivença, Tabatinga e Uarini. Os municípios visitados estão em situação de emergência ambiental por ocasião da vazante dos rios, registrado em decreto estadual, ou foram contemplados diante da necessidade de ações de vigilância em saúde.

De acordo com a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, as ações prioritárias nas visitas técnicas incluem caracterização da situação de saúde dos municípios. “Os profissionais avaliam, inclusive, os estoques de insumos, como medicamentos, soros antivenenos, vacinas e a chegada de hipoclorito de sódio 2,5%, usado para purificar água para consumo humano”, disse a diretora.

Por ocasião da estiagem de 2024, foram encaminhados, de forma estratégica, 160 mil frascos de hipoclorito de sódio 2,5% para 28 municípios nas calhas dos rios Juruá, Purus, Madeira e Alto Solimões. De janeiro a agosto, o total de unidades distribuídas é de 4 milhões de frascos.

“Diante do diagnóstico situacional, os profissionais realizam recomendações com destaque para o monitoramento contínuo de todos os agravos, fortalecendo a sensibilidade para identificação de doenças e notificação de casos em tempo oportuno”, acrescenta o diretor responsável pelo Planejamento, Emergências em Saúde Pública e Ações Estratégicas da FVS-RCP, Augusto Zany.

Durante as visitas técnicas, os profissionais de saúde realizam, ainda, articulação de visita em comunidades rurais, apoio ao diagnóstico laboratorial, suporte ao enfrentamento de vírus respiratórios, além de reforçar o combate a arboviroses, malária, acidentes por animais peçonhentos e levantamento de insumos que fazem parte do kit calamidade voltado para o atendimento básico de saúde.

Em setembro, outros cinco municípios do Amazonas vão receber as equipes de profissionais de saúde para realização do diagnóstico situacional e reforço no enfrentamento da saúde por ocasião da estiagem e vazante dos rios. São eles: Canutama, Fonte Boa, Japurá, Maraã e Tonantins. Nesta quarta-feira (28/08), os profissionais da SES-AM e FVS-RCP realizaram alinhamento das ações a serem desenvolvidas nas localidades.

 

Fonte: Ascom/FVS-RCP

Foto: Divulgação

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar conteúdo desta página