28/05/2024

Em Amaturá, Idam oferece curso de beneficiamento de pescado e capacita 48 produtores rurais

         

Durante a iniciativa, os participantes obtiveram conhecimentos sobre a fabricação de subprodutos derivados de peixe

Em Amaturá (a 909 quilômetros de Manaus), 48 produtores rurais, entre pescadores artesanais e agricultores, receberam capacitação sobre a fabricação de derivados do pescado. O curso foi disponibilizado pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), com foco na ampliação de renda dos trabalhadores participantes da iniciativa.

Realizada pelo instituto em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Prefeitura de Amaturá, entre segunda-feira e quinta-feira (06 e 09/05), a capacitação abordou a fabricação de diversos subprodutos provenientes do pescado, como hambúrguer, linguiça, bolinho, iscas e filés, e, também, a retirada de espinhas de tambaqui e matrinxã. O curso foi ministrado pela técnica da Secretaria Executiva de Pesca e Aquicultura (Sepa), Nalva Francisca Ferreira dos Santos.

“Foi uma excelente oportunidade para os participantes diversificarem as atividades desempenhadas por eles e, assim, garantirem outras possibilidades de renda por meio do pescado. A ação atendeu pescadores artesanais e agricultores familiares da sede do município e, também, da comunidade Maraitá II”, disse o gerente da Unidade Local (UnLoc) Idam/ Amaturá, Darney Figueiredo.

O gerente informou, ainda, que o Idam tem intensificado os serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) no município, por meio de serviços que envolvem não apenas capacitações, mas também atividades voltadas ao crédito rural, à regularização de documentos, como o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), Cartão do Produtor Primário (CPP) e Cadastro Ambiental Rural (CAR), e demais orientações sobre projetos ligados à produtividade do trabalhador.

 

 

Fonte: Idam

Foto: Divulgação  

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *