16/07/2024

Corpo de Bombeiros realiza abertura do 1º Workshop de Combate a incêndios Urbanos e Florestais

         

Palestras, oficinas, exposições e palestrantes nacionais integram a programação do evento

O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) realizou, nesta segunda-feira (20/05), a abertura do 1º Workshop de Combate a Incêndios Urbanos e Florestais. O evento, que integra o pacote de ações preventivas da corporação para conter as queimadas, foi realizado no Centro de Convenções Vasco Vasques, na zona centro-oeste da cidade, e acontece até esta terça-feira (21/05).

A programação do Workshop será composta por simulados de ocorrências reais, exposições, oficinas, cursos, palestras, passeio de viatura, rapel, tirolesa e muito mais. A edição inédita do evento contará com presença de autoridades da esfera estadual, além de palestrantes nacionais e internacionais.

De acordo com o comandante-geral do CBMAM, coronel Alexandre Freitas, essa iniciativa da corporação amplia o debate e conhecimento da população amazonense acerca das ações realizadas pelo Corpo de Bombeiros.

“O primeiro workshop vem no sentido de alinhar o conhecimento por meio de pesquisa científica ou a parte de combate a incêndio propriamente dito. Além disso, teremos a inauguração da nossa sala de situação, que vai marcar o início do monitoramento dos focos de calor no Amazonas”, destacou o comandante geral do CBMAM, coronel Alexandre Freitas.

Para o idealizador do evento, coronel Orleiso Ximenes Muniz, o workshop também tem o intuito de mostrar o planejamento estratégico da corporação nos períodos de maior demanda de incêndios em virtude de fenômenos climáticos, como aconteceu em 2023.

“O workshop visa unir o Corpo de Bombeiros com a sociedade e as empresas para planejarmos ações para um possível enfrentamento a algo semelhante ao que nós vimos no ano passado. Os prognósticos apontam para uma repetição do que tivemos e é nesse sentido que não vamos descansar. Aqui, nós temos diversos equipamentos e novas tecnologias”, disse o coronel Orleiso Ximenes Muniz.

Ao longo dos dois dias de evento, membros da corporação também vão poder participar de simulados e trocar conhecimentos com outros oficiais, como explica o segundo-tenente do CBMAM, Paulo Polari.

“Temos aqui alguns protótipos, onde vamos testar os limites de explosividade. É o nosso primeiro workshop, então encontramos pessoas que trabalham em outros distritos, porque muitas vezes ficamos focados só nas nossas atividades”, ressaltou o segundo-tenente.

Sala de Situação

Após a solenidade de abertura do evento, foi inaugurada a estrutura da nova Sala de Situação do CBMAM, que irá ampliar o monitoramento de incêndios durante o verão amazônico de 2024. Ao longo dos dois dias de Workshop, a sala funcionará no Vasco Vasques e após o evento, será montada no Comando Geral da corporação.

Atendimento da DAT

A Diretoria de Atividades Técnicas (DAT) terá base de atendimento montada nos dois dias de Workshop fazendo atendimento ao público para emissão de licenças e solicitações de vistorias junto ao Corpo de Bombeiros. As emissões contemplam desde o Auto de Vistoria (AVCB) para edificações e eventos, até licenças de habilitação de profissionais para atuar em determinadas funções que precisem atender os protocolos de segurança da corporação.

Programação

Nos dois dias de evento, a programação contará com simulados de incêndio; salvamento em altura; salvamento veicular; Oficina de ABC do trauma no grande queimado; Atuação de viaturas contra incêndio em emergências com aeronaves; cursos de Brigada de Incêndio (para o público em geral) e curso sobre a Lei Lucas (para profissionais das redes de ensino e área de saúde).

Além das palestras sobre Impacto do uso de tecnologias virtuais aplicadas nas instituições públicas; Queimaduras de Vias Aéreas; Ocorrências de incêndio urbano atendidas nos últimos anos; Mergulho na Amazônia e suas características; Drone e sua aplicabilidade nas operações de combate a incêndio; Tratamento de grandes queimados; Distúrbios fisiológicos causados pelo excesso de calor.

Bombeiros em ação

Nesta terça-feira (21/05), a partir das 17h, acontecerá a competição Bombeiros em ação com disputa da tradicional modalidade “Bombeiros de Aço”, entre os militares da corporação, também haverá competição entre bombeiros civis. A programação kids também será completa com descida de rapel, tirolesa e passeio de viatura.

 

 

 

Fonte: CBMAM

Foto: Divulgação

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *