28/05/2024

Ageman fiscaliza substituição de luminárias para atender Telegestão

         

Técnicos da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman), da Prefeitura de Manaus, estão fiscalizando a substituição de luminárias de LED nos principais corredores viários da cidade. O trabalho está ocorrendo durante o dia e também no período da noite.

A troca das luminárias é uma das obrigações previstas no contrato de concessão da iluminação pública, a qual está sendo antecipada pela concessionária Manausluz.

A iniciativa também se faz necessária para adequar as luminárias ao sistema de Telegestão, funcionalidade que já está presente em 80% do Sistema Público de Iluminação da capital e que permite o acionamento, o controle da intensidade da luminosidade e a identificação de pane em tempo real, diretamente do Centro de Controle Operacional da concessionária.

No total serão substituídas 10 mil luminárias de LED. Aproximadamente 1.800 pontos já foram instalados nas avenidas Constantino Nery, 7 de Setembro, Djalma Batista, Ephigênio Salles, Max Teixeira, Noel Nutels, Santos Dumont, Torquato Tapajós e também no Complexo Viário Gilberto Mestrinho.

A previsão para a conclusão da troca das luminárias é até julho deste ano, conforme explicou o diretor de Gestão Energética e Iluminação Pública da Ageman, Everaldo Leal. “Esse procedimento de substituição se faz necessário, porque são luminárias que foram instaladas para atender as necessidades das obras realizadas para a Copa de 2014 e com a chegada do sistema de Telegestão, a partir de 2020, verificou-se que essas luminárias não estavam compatíveis com a nova funcionalidade e a empresa está promovendo a devida adequação”, afirmou Everaldo.

Atualmente, o parque de iluminação pública da cidade possui 162 mil pontos de LED instalados nas ruas, avenidas, complexos viários, becos, praças, quadras e campos, além de mais de 20 localidades da zona rural de Manaus. O serviço proporciona melhor luminosidade e mais segurança aos motoristas e pedestres.

A Ageman informa que problemas envolvendo a iluminação pública na cidade de Manaus devem ser registrados no aplicativo Manaus+Luz, site da empresa ManausLuz no endereço www.manausluz.com.br, clicando na aba cadastrar notificação, ou ainda pelo telefone 0800  201 0001.

A Ouvidoria da Ageman também atende as demandas referentes a iluminação pública, por meio do WhatsApp 98842-2919, 98410-3247 (de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h), site www.ageman.manaus.am.gov.br/ouvidoria e redes sociais @ageman_manaus.

 

Fonte: Ageman

Foto: Divulgação

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *