28/05/2024

Abertura da 22º Semana Nacional dos Museus movimenta os espaços mantidos pelo Governo

         

Exposições, palestras e rodas de conversas com entrada gratuita seguem até este sábado

Por conta do Dia Internacional dos Museus, comemorado em 18 de maio, neste ano a 22º edição da Semana Nacional dos Museus será realizada de segunda (13/05) a sábado (18/05), com uma série de atividades nos museus administrados pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Com o tema “Museus, Educação e Pesquisa”, o evento é uma celebração cultural coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). A temporada deste ano promove uma programação especial destacando exposições, palestras e rodas de conversas em espaços culturais e de memória. A iniciativa tem o objetivo de discutir e refletir a importância dos museus como recursos educacionais.

A diretora do departamento de gestão de museus da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Aline Santana, destaca a importância da temática desta edição: “Este ano, nosso enfoque está na educação, aumentar a visibilidade das ações museológicas e desfazer o equívoco de que museus são apenas depósitos de antiguidades. Na verdade, eles conectam passado, presente e futuro.” avalia.

As atividades iniciaram no Palacete Provincial, nesta segunda-feira (13/05), às 9h, com uma palestra especial sobre a importância histórica e cultural do povo quilombola, ministrada por Keilah Fonseca. Foi realizada também a exposição “Poranga Fashion”, evento que destaca a diversidade criativa da região amazônica com exposições de designers locais.

Yrá Tikuna, artista e empreendedora, expressa sua alegria em participar pela primeira vez de uma exposição na Semana Nacional dos Museus. “Estou muito feliz por compartilhar um pouco do nosso trabalho, ver as reações das pessoas ao se depararem com nossas peças é incrível. É uma realização participar desta exposição, mostrando o que desenvolvemos em nossa aldeia.” revela Yrá.
Suas peças feitas à mão com materiais naturais como tururi e algodão cru representam o trabalho desenvolvido em sua aldeia às margens do rio Tarumã Sul, na aldeia Inhaã-Be, no Amazonas.

O estudante Mello, do curso de Design de Moda da Faculdade Santa Tereza, compartilhou sua experiência no evento: “Gostei muito da exposição, porque tem uma grande variedade de materiais, o estilo de pintura nos vestidos é muito bonito, foi o que mais me chamou a atenção” comentou.

De segunda (13/05) a sábado (18/05), a programação da semana está repleta de atividades paralelas e diversificadas, atendendo a todos os públicos. Confira a programação completa da Semana Nacional dos Museus no Amazonas, no Instagram @culturadoam.

Endereços:

– Palacete Provincial (Pinacoteca do Amazonas)- Praça Heliodoro Balbi, Centro
– Museu do Seringal – Igarapé São João – Afluente do Igarapé do Tarumã – Mirim
– Centro Cultural Povos da Amazônia (Museu Homem do Norte) – Avenida Silves, Distrito Industrial

 

 

Fonte: Secom

Foto: Marcely Gomes

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *