18/07/2026

Seduc lança campanha “Faça Bonito” nas escolas da rede estadual

         

Pelo segundo ano consecutivo, ações da campanha buscam fortalecer o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes dentro do ambiente escolar

A Seduc integrando as ações do Governo do Amazonas voltadas a campanha “Faça Bonito”, deu início ao “Faça Bonito da Educação 2026”, iniciativa voltada à conscientização e ao enfrentamento do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes no ambiente escolar. A ação, que ocorre pelo segundo ano consecutivo na rede de ensino, é coordenada pela Gerência de Programas e Projetos Complementares (GPPC) e pela Coordenação de Atenção à Saúde Psicossocial do Estudante (Casp) da Secretaria.

Na segunda-feira, (18/05), integrando as mobilizações estadual e nacional relacionadas ao 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, ocorreu o lançamento da campanha que busca fortalecer ações de prevenção, acolhimento e orientação dentro das unidades escolares da rede estadual.

A secretária executiva adjunta da capital, Edilene Pinheiro, destacou que a pauta já faz parte da rotina de atuação da Secretaria de Educação ao longo de todo o ano letivo.

“A campanha Faça Bonito tem um peso grande na Secretaria. Aqui, atuamos o ano inteiro com esse objetivo. São ações incansáveis do Nise (Núcleo de Inteligência em Segurança Escolar), rodas de palestra, formações e orientações voltadas para docentes e discentes sobre como agir nessas situações. É um debate que não pode ser ignorado”, destacou Edilene.

Durante o lançamento, coordenadores distritais, equipes psicossociais das Coordenadorias Distritais de Educação (CDEs) e estudantes participaram de atividades de conscientização e debates sobre proteção, empatia e fortalecimento das redes de cuidado dentro do ambiente escolar.

De acordo com a coordenadora da Casp, Luciana Macellaro, após a abertura oficial da campanha, o trabalho agora se intensifica diretamente nas escolas da rede estadual.

“Nós estimulamos que as escolas organizem atividades pedagógicas relacionadas ao tema, porque entendemos que esse debate precisa acontecer dentro do cotidiano escolar. A Casp atua oferecendo suporte temático e também disponibilizando profissionais, como psicólogos e assistentes sociais, para contribuir com essas ações junto às unidades de ensino”, explicou.

Para a Secretaria de Educação, a campanha busca fortalecer o papel da escola enquanto espaço de acolhimento, proteção e escuta, além de ampliar o diálogo com estudantes, professores e famílias sobre formas de prevenção e denúncia de situações de violência contra crianças e adolescentes.

A campanha “Faça Bonito” envolve articulações entre órgãos e instituições que integram a rede estadual de proteção à infância e adolescência no Amazonas. Entre eles estão a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Amazonas (CEDCA/AM), o Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes do Estado do Amazonas (CEVSCA), além das ações realizadas pela Secretaria de Educação.

A mobilização reúne diferentes setores do poder público e da sociedade civil em ações voltadas à conscientização, prevenção e fortalecimento das redes de proteção às crianças e adolescentes.

 

Fonte: Seduc    

Foto: Euzivaldo Queiroz

 

Nenhum comentário

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Fatos Marcantes
    Visão Geral de Privacidade

    Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.