20/04/2024

PL pretende homenagear Thiago de Mello batizando Biblioteca Pública do Amazonas com o nome do poeta

         
Foto Thiago de Mello: André Argolo/Divulgação

O poeta amazonense Thiago de Mello que faleceu em janeiro deste ano, pode ter o nome ligado à Biblioteca Pública do Amazonas. Isso porque um Projeto de Lei (PL) do deputado estadual Felipe Souza (Patriota), que tramita na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), quer homenagear o poeta, denominando a Biblioteca estadual, localizada no centro de Manaus como, “Biblioteca Pública do Estado do Amazonas Thiago de Mello”.

Para o parlamentar, autor da propositura, “Thiago deixou sua marca de talento e amor pelo Amazonas por onde passou, portanto nada mais justo que lhe prestar essa homenagem”, disse ele.

Thiago de Mello nasceu no município de Barreirinha, interior do Amazonas, foi um expoente da região e um dos poetas mais influentes e respeitados no país, reconhecido como um ícone da literatura regional. ‘Os Estatutos do Homem’, tornou-se o poema mais conhecido do poeta e chama a atenção do leitor para os valores simples da natureza humana. A preservação da Amazônia também era tema presente das obras de Thiago.

Foto Biblioteca: Michael Dantas

O texto do PL nº 33/2022 fala da importância da história do poeta e da riqueza literária deixada por ele, e ressalta que uma placa contendo a foto e biografia do homenageado deverá estar em local visível e, preferencialmente afixada na fachada principal do edifício-sede da biblioteca.

A biblioteca fica localizada na Rua Barroso, centro de Manaus e é um importante ponto literário e arquitetônico da cidade. O lugar possui um acervo de obras raras, periódicos antigos, material acadêmico extenso, além de ser um dos lugares mais belos do centro de Manaus.

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *