Temor de cassação expõem trunfo da base contra parlamentares do PL na CMM

A sessão plenária desta terça-feira (22) na Câmara Municipal de Manaus escancarou o clima de tensão envolvendo os vereadores Coronel Rosses (PL) e Sargento Salazar (PL), ambos acuados diante da possibilidade de cassação de seus mandatos após serem denunciados por suposta truculência durante uma ação em uma feira da cidade. O assunto, que teve origem na semana passada, voltou a dominar os discursos no plenário e revelou um ambiente de crescente desgaste sobre o tema.
Os vereadores foram denunciados por representantes do Sindicato dos Feirantes de Manaus, que pediram à Casa a abertura de processo disciplinar após acusarem os parlamentares de conduta agressiva durante uma fiscalização. A denúncia foi recebida pelo corregedor da Câmara, Gilmar Nascimento (Avante), vice-líder do prefeito, o que gerou desconfiança entre aliados de Rosses e Salazar sobre uma possível articulação para desgastar os dois vereadores, que têm feito críticas frequentes à gestão municipal.
No plenário, o vereador Coronel Rosses afirmou estar sendo perseguido e deu a entender que sua cassação está sendo preparada nos bastidores. “Não me chamaram para a reunião com os feirantes.”, disse o parlamentar, que questionou a ausência de convite para participar da audiência com os representantes do sindicato na semana passada.
A Comissão de Ética da Câmara, presidida por Joelson Silva (Avante), vai analisar o caso. O próprio Joelson afirmou que o colegiado atua com cautela e imparcialidade. Nos bastidores, no entanto, o entendimento é que a base governista detém um trunfo político com o avanço das denúncias — especialmente contra dois parlamentares que vêm adotando postura crítica em relação ao Executivo.
Embora ainda não haja processo de cassação oficialmente instaurado, o episódio já provoca abalos visíveis na relação entre membros da Casa. Rosses e Salazar sustentam que apenas cumpriam o papel fiscalizador em defesa do interesse público.
Fonte: Fatos Marcantes
Foto: Divulgação
Nenhum comentário