20/04/2024

Amazonas recebe mais 120 mil doses de vacinas contra a Covid-19

         
Arquivo Prefeitura de Manaus

Ministério da Saúde está enviando ao Amazonas mais 120 mil doses de vacinas contra a Covid-19. No total, são 78 mil doses da AstraZeneca/Oxford, importadas da Índia, e 42 mil doses da vacina no Instituto Butantan, produzida no Brasil.

Todos os estados e Distrito Federal começam a receber 2 milhões de doses da vacina da AstraZeneca/Oxford, importadas da Índia, e 1,2 milhões de doses do imunizante do Instituto Butantan. O envio das doses aos estados ocorre de forma proporcional e igualitária, junto com as indicações do público-alvo de cada fase da campanha, segundo o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19.

Desde a segunda pauta de distribuição, foi definido um Fundo Estratégico para a região Norte, destinando 5% do total de doses de vacinas para os estados em cada fase devido ao cenário epidemiológico local. Nesse novo lote, o Amazonas terá 70% das doses do Fundo Estratégico, ampliando a imunização para pessoas entre 60 e 69 anos.

Conforme o terceiro informe técnico da Secretaria de Vigilância Sanitária (SVS) do Ministério da Saúde, a nova remessa de vacinas do Butantan corresponde à entrega de duas doses, sendo necessário que estados e municípios façam a reserva da segunda dose para garantir que o esquema vacinal seja completado no período recomendado de 2 a 4 semanas. Já a vacina da AstraZeneca corresponde à entrega da primeira dose – a segunda será distribuída em outro momento, já que o imunizante possui um prazo maior para realizar a outra aplicação.

Com esse novo lote, o Ministério da Saúde já distribuiu aos estados e Distrito Federal mais de 15 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 desde o dia 18 de janeiro, início da campanha de vacinação. Até julho, a pasta prevê o envio de mais de 200 milhões de doses, vacinando, assim, 50% da população brasileira.

Confira aqui o informe técnico na íntegra, com detalhamento da distribuição para cada estado.

Marina Pagno
Ministério da Saúde
(61) 3315-3580 / 2351

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *