25/04/2024

Policiais desistem de manifestação após Estado sinalizar com apoio para transferir delegado Péricles

         

Manaus- Policiais civis lotados em varias distritos da capital chegaram a se reunir na frente do Hospital Adventista de Manaus na Manhã deste sábado (14), para um protesto contra a demora na remoção do delegado Péricles Nascimento alvejado na boca no último dia 08 de outubro, na comunidade Parque São Pedro, na zona oeste de Manaus.

O delegado já deveria estar em São Paulo para a reconstrução da Mandíbula. O hospital escolhido pela família para o procedimento foi o Sírio Libanês, um dos mais conceituados do Brasil.

Porém, o paciente foi recusado por conta de uma dívida de 50 milhões do Governo do Estado com a instituição. “Para operar o delegado eles pediram adiantado 350 mil reais e só depois iriam discutir a forma de pagamento dos outros 50 milhões,” destacou um investigador amigo da família que conversou com a reportagem.

A situação só foi amenizada após a família receber um telefonema do próprio secretário de saude do Estado Francisco Deodato Guimarães que confirmou que não teria como pagar o saldo devedor naquele momento, mas que a família poderia escolher outro hospital em São Paulo para o procedimento.

A família decidiu pelo hospital Albert Einstein que também é referência nesse tipo de procedimento. A equipe da UTI móvel já se encontrava aposta para a remoção do delegado que deve ocorrer ao meio dia deste sábado.

Segundo familiares e amigos mais próximos ao delegado, a pesar do quadro inspirar cuidados, o delegado tem momentos de muita lucidez.

Sempre brincalhão, ele digita no celular quando quer se comunicar com alguém. “Ele mandou um cotoco pra mim num vídeo que gravou recentemente, mas teve uma hora que eu me emocionei e desliguei o celular para ele não me ver chorando. É triste ver uma pessoa que sempre doou seu sangue pela sociedade, estar na dependência de algo que deveria ser natural, ainda mais ele que foi ferido em serviço”, destacou o investigador que preferiu ter o nome não identificado para evitar represálias.

Entenda o caso

O delegado Péricles Nascimento foi alvejado durante ação policial na comunidade Parque São Pedro quando tentava recuperar um veículo S10 roubado no dia 06 de outubro no Tarumã. Ao tentar entrar num local onde dois suspeitos estavam escondidos, o delegado foi recebido com tiro na boca. A bala estilhaçou parte dos ossos da mandíbula e será necessário fazer uma cirurgia de reconstrução.

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *