28/03/2024

Policiamento reforçado para temporada turística de cruzeiros no AM

         

Com a abertura da temporada de cruzeiros, tendo o Amazonas como principal destino turístico do Norte e com as proximidades das festividades de fim de ano, a Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) reforçou o policiamento específico para atender turistas nas áreas aeroportuárias e a zona central de Manaus.

Atualmente, cerca de 30 policiais militares fazem parte da Polícia Turística (Politur), da Polícia Militar, com treinamento específico para o atendimento de ocorrências envolvendo turistas que visitam o Amazonas e chegam pela capital amazonense. Eles atuam diretamente com os turistas que desembarcaram em Manaus, por exemplo, durante a temporada de cruzeiros que iniciou no último dia 17 e segue até abril de 2019.

Segundo dados da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), neste período, cerca de 15 transatlânticos de pequeno, médio e grande porte devem ancorar no Amazonas, com aproximadamente 18 mil turistas. De acordo com o comandante da Politur, tenente Jorge Barreto, os policiais militares que atuam no atendimento aos turistas são bilíngues e poliglotas com fluência nos idiomas inglês, francês, espanhol e japonês.

“O turista possui suas peculiaridades por não conhecer a região, assim, exige dos órgãos estaduais uma atenção especial. Principalmente na obtenção de informações dos órgãos de Segurança Pública, da Polícia Militar via Companhia de Policiamento Turístico. Por isso, tentamos prestar o serviço na língua estrangeira desejada, facilitando a comunicação”, explicou.

A Politur atua cotidianamente no Largo São Sebastião, no Centro, e no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, no Tarumã, zona Oeste. “Durante a temporada de cruzeiros, também atuamos na Praça da Matriz, na área do Relógio Municipal, e no Mercado Adolpho Lisboa, ambos no Centro, além de termos uma viatura específica para o atendimento de turistas no patrulhamento das áreas turísticas também no Centro”, disse o tenente.

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *