09/05/2025

Justiça mantém condenação de Amom por fazer acusações de compra de votos sem apresentar provas

         

Manaus/AM – Na sessão desta segunda-feira (09), o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE/AM), por unanimidade, negou o recurso do candidato Amom Mandel Lins Filho (Cidadania), mantendo a determinação para que ele remova publicações ofensivas feitas contra o prefeito e candidato à reeleição, David Almeida.

As publicações nas redes sociais de Amom, como Instagram e Facebook, continham alegações consideradas caluniosas pela justiça eleitoral, entre elas acusações de compra de votos por parte de David Almeida, contudo, sem a apresentação de provas. Durante o julgamento, os magistrados destacaram, repetidas vezes, o uso de termos chulos e de baixo calão por Amom no vídeo, como “putaria” e “bandidagem”, que foram considerados ofensivos à honra do prefeito e incompatíveis com o debate democrático e com a conduta esperada de alguém que almeja um cargo de tamanha envergadura. Tais palavras foram alvo de críticas enfáticas pelos juízes.

A Justiça Eleitoral concluiu que as publicações violavam as normas de propaganda eleitoral estabelecidas pela Resolução TSE nº 23.610/2019. O TRE/AM concedeu a David Almeida o direito de resposta, como forma de reparação pelos danos causados à sua imagem.

Para juristas consultados, Amom estaria se aproveitado da leveza da legislação eleitoral para seguir difamando adversários, e esta não é a primeira vez que o candidato é condenado pela Justiça Eleitoral por práticas semelhantes. A reincidência levanta questionamentos sobre o impacto das punições atuais na manutenção de um debate eleitoral justo e ético.

A decisão foi unânime entre os magistrados, reforçando o caráter ofensivo e inapropriado do conteúdo veiculado por Amom Mandel em suas redes sociais.

Nenhum comentário

    Você não pode copiar conteúdo desta página

    Fatos Marcantes
    Visão Geral de Privacidade

    Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.