Três famílias são retiradas de semáforos por suspeita de exploração infantil em Manaus durante operação nacional

A Central Integrada de Fiscalização (CIF) realizou, na noite de terça-feira (30/04), uma ação conjunta em semáforos de Manaus para combater situações de mendicância e possível exploração de crianças e adolescentes. A operação, batizada de Caminhos Seguros, resultou no encaminhamento de duas famílias à Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca) e de outra para um abrigo, no Centro da capital.
Coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), a ação integra uma mobilização nacional do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), que será executada em todo o país durante o mês de maio. O objetivo é identificar menores em risco de exploração econômica e aliciamento para atividades criminosas.
De acordo com a delegada Juliana Tuma, titular da Depca, a operação busca proteger crianças que são expostas, por seus próprios responsáveis, a situações vexatórias em vias públicas. “Estamos todos os servidores da rede de proteção integrados para combater esse tipo de crime. Essa integração é essencial para tirar essas crianças da situação de constrangimento”, declarou.
Além da repressão, a ação também teve caráter educativo. Equipes da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) atuaram com orientações e distribuição de informativos voltados à proteção de menores.
O psicólogo Eduardo Machado, da Sejusc, destacou o trabalho de conscientização: “Estamos participando com orientação psicoeducacional para toda a sociedade. O enfrentamento à violência contra crianças passa também pela informação e pelo apoio social”.
A gerente da Semasc, Geszimar da Silva, informou que também houve levantamento de dados das crianças e familiares abordados, com oferta de encaminhamentos para benefícios e serviços sociais. “Nosso foco é garantir que essas crianças estejam na escola ou em atividades esportivas, longe da mendicância nos sinais”, disse.
Participaram da operação, além da SSP-AM e da Polícia Civil, a Polícia Militar do Amazonas (PMAM), Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Conselho Tutelar, Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) e diversas secretarias estaduais e municipais da área social e de segurança.
A operação Caminhos Seguros segue ao longo do mês de maio, com novas fiscalizações previstas em pontos estratégicos da capital amazonense.
Nenhum comentário