PF do Am pode seguir tendência e incorporar carros de luxo à sua frota

A recente iniciativa da Polícia Federal (PF) em Santa Catarina de transformar um Porsche 911 Turbo, avaliado em mais de R$ 1,5 milhão, em viatura oficial, tem chamado a atenção para a possibilidade de adoção de medida semelhante no Amazonas. O veículo esportivo foi apreendido durante a Operação Toppare, em junho de 2024, que investigou crimes de lavagem de dinheiro e tráfico internacional de drogas. Com autorização da Justiça Federal, o Porsche passou a integrar a frota da corporação e será utilizado em exposições e ações educativas, com o objetivo de conscientizar a população sobre o combate ao crime organizado e a descapitalização de bens ilícitos.
No Amazonas, operações recentes resultaram na apreensão de diversos veículos de alto padrão. Em janeiro de 2025, a Operação Creditum, conduzida pela PF em conjunto com a Receita Federal, desarticulou um grupo criminoso especializado em fraudes de financiamento de automóveis de luxo. A ação cumpriu 15 mandados de busca e apreensão nas cidades de Manaus, Manacapuru e Rio de Janeiro, resultando na apreensão de roupas de grife, documentos, eletrônicos e vários carros de alto valor. Entre os veículos apreendidos, estava um Porsche amarelo, semelhante ao modelo apresentado em Santa Catarina.
Embora a Polícia Federal no Amazonas não tenha confirmado planos para incorporar os veículos apreendidos como viaturas, a experiência catarinense reacende o debate sobre o melhor destino para esses bens. A utilização de carros de luxo em ações educativas ou institucionais pode evitar que esses veículos fiquem deteriorando nos pátios da PF enquanto aguardam decisão judicial, além de reforçar visualmente o impacto do trabalho de combate ao crime organizado.
A destinação de bens apreendidos depende de autorização judicial, e cada situação é avaliada caso a caso. Ainda assim, o exemplo de Santa Catarina mostra que o uso público desses veículos é uma alternativa viável e simbólica, que transforma bens do crime em instrumentos de conscientização e utilidade social.
Carros apreendidos em janeiro pela PF no Amazonas:
Nenhum comentário