04/04/2025

Governo lança Portfólio com projetos científicos desenvolvidos por professores e estudantes no Programa Ciência na Escola da Fapeam

         

 

Material reúne 100 projetos desenvolvidos na capital e no interior do Amazonas, no âmbito da educação básica

Um total de 100 projetos desenvolvidos por professores e estudantes da educação básica, na capital e no interior do Amazonas, integram o 5º. Volume do Portfólio Investimentos e Resultados de Pesquisas do Amazonas. O material lançado  por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), está disponível também na versão digital, e reúne projetos finalizados no âmbito do Programa Ciência na Escola (PCE).

Criado pela Fapeam, o PCE é um programa desenvolvido, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar e secretarias municipais de educação de Manaus e Tefé (distante 523 km de Manaus), direcionado à participação de professores e estudantes de escolas públicas estaduais do Amazonas e municipais de Manaus e Tefé, em projetos de pesquisa científica e de inovação tecnológica a serem desenvolvidos nas escolas.

O novo volume do Portfólio foi lançado no dia 11 de fevereiro, durante celebração do Movimento Mulheres e Meninas na Ciência da Fapeam, em evento ocorrido no salão Rio Solimões do Palácio Rio Negro, no Centro de Manaus.

A diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales Mendes Silva, destacou que ao longo dos últimos anos, o PCE se consolidou como uma ferramenta essencial para promover a integração da ciência no cotidiano escolar, incentivando o protagonismo dos educadores e a participação ativa dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem.

“O novo portfólio apresenta projetos desenvolvidos no âmbito do PCE. Ele é um pouco diferente dos volumes anteriores, os quais têm, cada um, 50 pesquisas concluídas. Este, reúne o dobro, são 100 pesquisas da capital e do interior realizadas no âmbito da educação básica, e que também trazem indicadores de CT&I”, disse Márcia Perales.

Ela lembrou ainda que um dos grandes desafios da área de CT&I é a popularização da ciência e a difusão científica, e os portfólios têm sido uma ótima ferramenta para publicizar informações sobre investimentos e resultados das pesquisas e tornam mais acessível o trabalho dos e pesquisadores do Amazonas.

“Os projetos aqui (no portfólio) apresentados refletem o comprometimento com a qualidade do ensino, a inovação pedagógica e o fomento à pesquisa científica, proporcionando um ambiente de aprendizado dinâmico e criativo”, finalizou a diretora-presidente da Fapeam.

Um dos projetos que integram a quinta edição do Portfólio é da professora da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, Marivalda Moreira Oliveira. Intitulado ‘Pontos Turísticos de Borba’, o trabalho foi desenvolvido na Escola Estadual Conego Bento José de Souza, no município de Borba (distante 151 km de Manaus).

“O Programa Ciência na Escola tem sido uma valiosa fonte de oportunidade para o desenvolvimento de pesquisas científicas, tanto para os professores, quanto para os alunos, na educação básica. Além de oferecer bolsa para incentivar a participação, o programa se configura como uma poderosa ferramenta de aquisição de conhecimento”, enfatizou Marivalda, que agradeceu a oportunidade de coordenar projetos científicos via PCE.

Considerado um importante instrumento de divulgação e popularização da ciência, os projetos do Portfólio representam um recorte do amplo número de pesquisas finalizadas apoiadas pela Fapeam, na capital e no interior, de 2019 a 2024.

Confira o Portfólio em: https://www.fapeam.am.gov.br/portfolios-de-investimentos-e-resultados-de-pesquisas-vol-01-e-vol-02/

 

Fonte: Fapeam

Foto: Divulgação      

Nenhum comentário

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Você não pode copiar conteúdo desta página

    Fatos Marcantes
    Visão Geral de Privacidade

    Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.