Garantido conquista título com “coração tranquilo” e critica saída do Caprichoso durante apuração

O Boi Garantido é o grande campeão do 58º Festival Folclórico de Parintins. Com o tema “Boi do Povo, Boi do Povão”, o bumbá vermelho e branco conquistou seu 33º título na história do festival, encerrando um jejum de seis anos sem vitórias. A apuração aconteceu nesta segunda-feira (30), no Bumbódromo de Parintins, e foi marcada por emoção e polêmica.
Durante a leitura das notas, a diretoria do Boi Caprichoso se retirou do local após discordar da avaliação de um dos jurados. A saída foi criticada pelo presidente do Garantido, Fred Góes, que destacou a importância de respeitar o festival e seus rituais, independentemente do resultado.
“O Garantido tem o coração tranquilo. Em 2024, perdemos por um décimo e, mesmo assim, ficamos até o fim, comemorando junto com o nosso povo. Respeitamos o momento da apuração. É assim que deve ser”, afirmou Góes.
O festival deste ano foi realizado entre os dias 27 e 29 de junho. Garantido e Caprichoso se enfrentaram em três noites de apresentações com música, dança, lendas amazônicas e elementos das culturas indígena e afro-brasileira. Os jurados avaliaram 21 itens, divididos em três blocos temáticos.
Mesmo sendo o maior campeão do festival, o Garantido não vencia desde 2019. A conquista de 2025 reforça sua liderança histórica no evento, que é considerado um dos maiores espetáculos folclóricos do país.
Fonte: Fatos Marcantes
Foto: Divulgação
Nenhum comentário