19/04/2025

Falha no resgate: onça morre após horas sob custódia de órgãos ambientais no AM

         

Uma operação para resgatar uma onça-pintada (Panthera onca) em Novo Airão (a 194 km de Manaus) terminou na morte do animal. O felino foi encontrado por volta das 4h desta terça-feira (11) dentro de uma viatura do Corpo de Bombeiros e permaneceu no local por horas até ser sedado no início da noite. Vídeos divulgados nas redes sociais mostram agentes do IBAMA e do Batalhão Ambiental tentando reanimá-lo, sem sucesso.

O Corpo de Bombeiros do Amazonas informou que o animal foi encontrado na unidade da corporação após latidos de cães. A área foi isolada para garantir a segurança da onça e das pessoas no local, enquanto os órgãos ambientais responsáveis eram acionados para o resgate.

A equipe de captura, composta por agentes do IBAMA, policiais do Batalhão Ambiental, militares do Centro de Instrução de Guerra na Selva (Cigs) e um professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), chegou ao município apenas durante a tarde. O animal recebeu um sedativo administrado por um veterinário do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do IBAMA e pelo professor da Ufam, mas, ao ser retirado da viatura, já não reagia. Tentativas de reanimação foram feitas, mas sem sucesso.

O corpo da onça foi levado para Manaus por técnicos do IBAMA. As causas da morte não foram divulgadas, e o caso levanta questionamentos sobre a demora e os procedimentos adotados na operação de resgate.

Nota do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM):

*“O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) informa que, por volta das 4h de terça-feira (11/3), a guarnição do município de Novo Airão identificou, após latidos de cachorros, uma onça na unidade do CBMAM no município, na casa de bombas de um caminhão Auto Bomba Tanque da corporação. A área foi isolada para manter o animal em segurança e uma equipe de profissionais acionada para auxiliar no resgate.

Ainda durante a tarde de terça-feira, militares do Batalhão Ambiental da Polícia Militar do Amazonas (PM-AM), do Centro de Instrução de Guerra na Selva (Cigs), além de servidores do Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e um professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), chegaram ao município para realizar a captura do animal.

O felino recebeu uma medicação ministrada por um veterinário do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do IBAMA e por um professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Após adormecer, o animal foi retirado do veículo e iniciados os procedimentos para reanimação pelos veterinários, porém, infelizmente, não respondeu às manobras aplicadas, sendo constatado o óbito. O corpo do animal foi levado para Manaus por técnicos do IBAMA.”

 

Fonte: Fatos Marcantes  

Foto: Divulgação

Nenhum comentário

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Você não pode copiar conteúdo desta página

    Fatos Marcantes
    Visão Geral de Privacidade

    Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.