Ex-vice-prefeito é preso no AM por desmatamento, invasão de terras e lavagem de dinheiro

A Polícia Federal e o IBAMA prenderam nesta quarta-feira (12) um ex-vice-prefeito de Apuí (AM) investigado por desmatamento ilegal, invasão de terras da União e lavagem de dinheiro. A ação faz parte da Operação Máscara Rural, que também cumpriu dois mandados de busca e apreensão na cidade. Além da prisão preventiva, a Justiça determinou o sequestro de bens no valor de R$ 19 milhões.
A investigação teve início com o cruzamento de dados de alertas ambientais e análises financeiras que apontaram movimentações suspeitas, incompatíveis com a renda do investigado. Segundo a PF, ele teria transferido altos valores a pessoas físicas e jurídicas sem justificativa plausível, além de realizar saques e depósitos sem identificação de origem.
Imagens de satélite indicam que um imóvel rural ligado ao suspeito passou por desmatamento intenso em agosto de 2024, incluindo áreas embargadas pelo IBAMA. Relatórios periciais estimam que os danos ambientais ultrapassam R$ 19 milhões, valor que será bloqueado pela Justiça.
Os crimes investigados preveem penas que, somadas, podem chegar a 17 anos de prisão. A PF segue apurando possíveis conexões do suspeito com outras infrações ambientais e financeiras.
Fonte: Ascom Policia Federal
Foto: Divulgação
Nenhum comentário