22/06/2026

Criança indígena de 11 anos emociona público e destaca importância de nova unidade de saúde em Manaus

         

A reinauguração da Unidade de Saúde da Família Santos Dumont, na zona Oeste de Manaus, teve como personagem principal uma criança indígena que chamou atenção pela desenvoltura, pela fala firme e pela defesa do acesso à saúde para os povos originários que vivem na área urbana da capital.

Yará Sateré-Mawé, criança indígena da etnia Sateré-Mawé, emocionou o público ao falar sobre a importância da nova estrutura para as famílias indígenas e não indígenas atendidas na região. Moradora de uma comunidade indígena localizada na área do Santos Dumont, ela destacou a necessidade de a unidade funcionar bem e de os equipamentos serem preservados para garantir atendimento de qualidade à população.

Durante a cerimônia, Yará prendeu a atenção dos presentes pela oratória e pela forma espontânea com que se posicionou. A fala foi recebida com aplausos e reforçou a presença de comunidades indígenas em áreas urbanas de Manaus, realidade ainda pouco visibilizada nas discussões sobre políticas públicas.

Além do discurso, a criança fez uma apresentação de dança indígena e convidou o prefeito Renato Junior a participar do momento. A cena arrancou aplausos do público e marcou a solenidade, que também teve a entrega simbólica de um presente ao prefeito.

A participação de Yará acabou dando um tom diferente à reinauguração da unidade. Mais do que uma cerimônia administrativa, o evento passou a representar também um gesto de valorização da cultura indígena e de reconhecimento da presença dos povos originários na região metropolitana de Manaus.

A USF Santos Dumont foi reinaugurada nesta segunda-feira (22), após reforma na estrutura da rede municipal de saúde. Segundo a Prefeitura de Manaus, a unidade será referência para cerca de 25 mil usuários do Sistema Único de Saúde na zona Oeste.

O espaço vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, com serviços da Atenção Primária, incluindo consultas, exames, vacinação, pré-natal, planejamento reprodutivo, entrega de medicamentos e acompanhamento de saúde para diferentes faixas etárias.

Com a entrega da USF Santos Dumont, a rede municipal chega a 115 unidades construídas, reformadas ou revitalizadas nos últimos cinco anos, dentro do plano de qualificação e ampliação da Atenção Primária à Saúde em Manaus.

 

Fonte: Fatos Marcantes  

Foto: Divulgação     

Nenhum comentário

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *