Americano Robert Francis Prevost é eleito papa e adota o nome Leão XIV

O cardeal norte-americano Robert Francis Prevost foi eleito, nesta quinta-feira (8), como novo líder da Igreja Católica, adotando o nome de Papa Leão XIV. Ele é o primeiro papa nascido nos Estados Unidos e o segundo consecutivo oriundo das Américas, sucedendo o pontificado do argentino Papa Francisco, falecido em abril deste ano.
Prevost tem 69 anos, nasceu em Chicago em 1955 e ingressou na Ordem de Santo Agostinho em 1977. Foi ordenado sacerdote em 1982 e construiu parte significativa de sua trajetória no Peru, onde atuou como pároco, professor de seminário e administrador eclesiástico. Em 2015, foi nomeado bispo de Chiclayo, no norte do país, e naturalizou-se cidadão peruano.
Em 2023, assumiu o cargo de prefeito do Dicastério para os Bispos, órgão do Vaticano responsável pela nomeação de bispos em todo o mundo, o que ampliou sua influência na Cúria Romana.
A escolha de Leão XIV ocorreu após quatro votações durante o conclave na Capela Sistina, em Roma. O sinal tradicional de fumaça branca foi emitido nesta manhã, indicando que o colégio de cardeais havia alcançado consenso. Em seguida, o cardeal protodiácono anunciou a eleição com a tradicional proclamação “Habemus Papam”.
Com perfil moderado, Prevost é descrito como um “pastor de duas pátrias”, por sua vivência entre os Estados Unidos e a América Latina. Analistas do Vaticano apontam sua eleição como uma possível continuidade às linhas pastorais adotadas por Francisco, com atenção às periferias e à promoção de uma Igreja mais inclusiva.
Fonte: Fatos Marcantes
Foto: Divulgação
Nenhum comentário