Aleam terá Centro de Inclusão Sensorial voltado a crianças com TEA e Síndrome de Down

Durante o Abril Azul, mês de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade (UB), destacou uma série de iniciativas voltadas à inclusão de pessoas com autismo no estado, entre elas a implantação, ainda este ano, do Centro de Inclusão Sensorial na sede do Parlamento estadual.
O espaço, voltado inicialmente a servidores e seus dependentes, oferecerá atendimento multidisciplinar com profissionais como fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e nutricionistas. A previsão é de 200 vagas na primeira etapa, com expectativa de ampliação gradativa para o público em geral.
“Será uma contribuição importante para famílias com crianças e adolescentes com autismo e com Síndrome de Down. Não somos a primeira Assembleia do país com essa iniciativa, mas seremos a primeira da região Norte”, afirmou o parlamentar.
Além do centro, Roberto Cidade é autor de leis estaduais voltadas à inclusão, como a que determina a substituição das sirenes em escolas que atendem alunos com TEA (Lei nº 7.032/2024), buscando reduzir riscos de pânico e desconforto sensorial. Também de sua autoria são as leis que garantem a inclusão do símbolo do autismo em placas de atendimento prioritário.
Fonte: Fatos Marcantes
Foto: Divulgação
Nenhum comentário