28/03/2024

Prefeito, Vereadores e Secretários de Tapauá suspeitos de integrar organização criminosa.

         

O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), com apoio da Controladoria Geral da União (CGU) e da Delegacia Especializada no Combate ao Crime Organizado (DRCO) deflagrou, na manhã desta terça-feira (28), a operação “TAPAUARA”, nome dado em homenagem ao sofrido e espoliado povo do Município de Tapauá, no interior do Amazonas.

INVESTIGADOS:

O objetivo da operação é desbaratar a Organização Criminosa composta pelo Prefeito do Município de Tapauá, “ZEZITO”, secretários Municipais, vereadores, incluindo o presidente da câmara, servidores públicos e empresários.

De acordo com as investigações (Promotores de Justiça), a organização criminosa atuava na prefeitura de Tapauá/AM, suspeitos de operacionalizar um esquema de corrupção generalizada, através de pagamento de propinas e mensalinho a vereadores para aprovação de medidas e aprovação de processos licitatórios fraudulentos.

Vista Aérea da orla da frente do Município de Tapauá.

MEDIDAS CAUTELARES:

A operação tem como objetivo cumprir:

– 10 (dez) mandados de prisão preventiva;

– 09 (nove) mandados de condução coercitiva;

– 09 (nove) mandados de busca pessoal;

– 26 (vinte e seis) medidas de busca e apreensão, devendo ser apreendidos documentos, celulares, computadores e veículos na Prefeitura, residências e empresas investigadas.

Envelope com R$ 5 Mil Reais, entregues a um Vereador por Empresário, durante operação controlada registrada pela DRCO e MPAM.

Em operação controlada, promovida pelo GAECO com apoio e participação dos delegados e investigadores da Delegacia Especializada no Combate ao Crime Organizado (DRCO), o empresário “Waltinho” foi filmado entregando propina a um integrante da Câmara de Vereadores, pedindo que este concordasse com medidas promovidas pelo Prefeito.

FASES DA OPERAÇÃO:

1ª FASE: Corrupção (Mensalinho) – ORCRIM

2ª FASE: Fraude a Licitações e Crimes Conexos

3ª FASE: Lavagem de Dinheiro

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *