Corregedoria Nacional do Ministério Público Inicia Investigação sobre Comentários Ofensivos de Membro do MPAM

O Corregedor Nacional do Ministério Público, Oswaldo D’Albuquerque, em cumprimento de suas responsabilidades constitucionais e legais, decidiu iniciar uma investigação a respeito de alegações envolvendo o Membro do MPAM, Walber Luís Silva do Nascimento.
Conforme reportado em veículos de mídia virtual, o promotor teria feito comentários inadequados durante um procedimento judicial, comparando uma advogada a uma “cadela”. Tal atitude levanta questões sobre a conduta profissional e ética no exercício da função.
A instauração da Reclamação Disciplinar visa esclarecer os fatos e assegurar a integridade do processo investigativo. O membro reclamado será notificado e terá o prazo de 10 dias para prestar informações a respeito dos acontecimentos.
Esse procedimento reforça o compromisso da Corregedoria Nacional do Ministério Público em zelar pela integridade e conduta ética dos membros da instituição, garantindo a confiança da sociedade no sistema judiciário.
O desenrolar desta investigação será acompanhado com a devida imparcialidade e transparência, respeitando os princípios de justiça e isenção que regem o processo disciplinar.
Nota de retratação
O Promotor de Justiça Walber Luís Silva do Nascimento, por meio da Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amazonas (Ascom/MPAM), vem a público, com respeito ao decoro e à ética profissional, apresentar uma nota de retratação em relação aos acontecimentos ocorridos durante a sessão plenária do 3° Tribunal do Júri, realizada na última quarta-feira, 13 de setembro.
O Promotor de Justiça, ciente da importância do respeito nas relações no âmbito jurídico, afirma, categoricamente, que jamais teve intenção de ofender ou menosprezar as advogadas presentes e, especialmente, a advogada Dra Catharina Estrella, profissional por quem nutre apreço, admiração e respeito, declarados inclusive na abertura de sua manifestação na sessão do dia 12/09/2023, bem como a todos os demais membros da advocacia.
O Promotor de Justiça reitera o seu profundo respeito por todos os profissionais advogados e advogadas, cuja atuação é essencial para a administração da justiça e para a proteção dos direitos fundamentais dos cidadãos. Da mesma forma, mantém o mais alto respeito à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), entidade que desempenha um papel fundamental na defesa das prerrogativas e no aprimoramento da advocacia em nosso país.
Com esta retratação pública, o Promotor de Justiça Walber Luís Silva do Nascimento expressa seus mais sinceros votos de superação das eventuais incompreensões e reafirma sua disposição de colaborar para o bom convívio e o entendimento entre os diversos atores do Sistema de Justiça.
Fonte: MPAM
Foto: Divulgação
Nenhum comentário