Ministro Edson Fachin abre encontro da magistratura em Manaus e destaca Amazônia como espaço de definição do futuro do país

O presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, participou nesta sexta-feira (29) da abertura do Encontro Regional da Magistratura – Região Norte, realizado no Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), em Manaus. O evento reúne presidentes de tribunais, corregedores e magistrados dos sete estados da região para discutir temas estratégicos do Poder Judiciário.
Ao justificar a escolha de Manaus para sediar a primeira edição do encontro, Fachin destacou a importância da Amazônia para debates que ultrapassam as fronteiras da região.
“Aqui não apenas é o lugar ideal para entender o presente, mas aqui está sendo definido o futuro, não apenas da região amazônica, mas do país e pode-se dizer até mesmo do futuro habitável da humanidade”, afirmou o ministro.
Segundo Fachin, a proposta do encontro é aproximar o Judiciário das realidades regionais e discutir desafios que impactam diretamente a população amazônica.
“Desde justiça climática, questão ambiental, combate às organizações criminosas na região da fronteira e um conjunto de questões que vão até mesmo ao avanço tecnológico e inteligência artificial serão objeto das nossas preocupações e dos nossos debates aqui”, declarou.
A programação acontece no Plenário Ataliba David Antônio, na sede do TJAM, no bairro Aleixo, e conta também com a participação do corregedor nacional de Justiça, ministro Mauro Campbell Marques, e do presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, desembargador Jomar Fernandes.
Além das pautas relacionadas à Amazônia, o encontro debate o uso ético da inteligência artificial no Judiciário e soluções tecnológicas voltadas ao Programa Novos Caminhos, iniciativa do CNJ destinada ao apoio de crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional.
Questionado sobre a recente decisão do STF que abriu caminho para mudanças no modelo de punição disciplinar de magistrados, Fachin afirmou que o CNJ trabalha na regulamentação das novas regras.
“Quando se pune alguém que adotou um comportamento indevido, o que se está fazendo é prestigiar a imensa maioria de magistrados e magistradas que quotidianamente cumprem suas funções. A perspectiva é que nos próximos trinta dias isso estará regulamentado pelo CNJ”, disse.
O Encontro Regional da Magistratura integra uma série de reuniões promovidas pelo CNJ para discutir desafios específicos de cada região do país e fortalecer a atuação do sistema de Justiça diante das diferentes realidades brasileiras.
Fonte: Fatos Marcantes
Foto: Fabio Melo




Nenhum comentário