Faturamento da indústria do AM sobe 26,3% no início de 2025, mas uso da capacidade instalada recua 13,8 pontos

A indústria de transformação do Amazonas registrou crescimento expressivo no faturamento nos dois primeiros meses de 2025, segundo dados divulgados pela Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM). O levantamento mostra que, em fevereiro, o setor teve aumento real de 3,2% em relação a janeiro e de 21,6% na comparação com o mesmo mês de 2024. No acumulado do bimestre, o avanço foi ainda maior: 26,3%.
O crescimento no faturamento, porém, contrasta com uma queda na Utilização da Capacidade Instalada (UCI), que recuou 0,5 ponto percentual em fevereiro na comparação com janeiro e 13,4 pontos em relação a fevereiro de 2024. A UCI média do bimestre também caiu 13,8 pontos, sinalizando um uso menos intensivo do parque fabril apesar do aumento na produção e nas vendas.
Outro dado relevante é o aumento nas horas trabalhadas na produção, que subiram 9,7% de janeiro para fevereiro. Em relação ao mesmo mês do ano anterior, a alta foi de 6,3%. No acumulado do ano, o crescimento é mais modesto, de 0,9%.
Já o emprego no setor apresentou leve retração de 0,2% em fevereiro, embora tenha crescido 6,3% na comparação anual e 6,1% no acumulado do bimestre. A massa salarial também caiu 0,6% em fevereiro, mas subiu 25,9% em relação a fevereiro de 2024 e 26,3% no ano.
Os dados da FIEAM, em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), reforçam que, apesar de oscilações pontuais, o início de 2025 é de recuperação consistente para a indústria amazonense, puxada principalmente pelo faturamento e pela geração de renda, embora com sinais de alerta em relação à utilização da capacidade instalada.
Fonte: Fatos Marcantes
Foto: Divulgação
Nenhum comentário