05/05/2025

Pesquisa revela os nomes mais lembrados para deputado estadual no Amazonas; 84% dos eleitores ainda estão indecisos

         

Há 15 meses das eleições de 2026, levantamento do Direto ao Ponto Pesquisas traça um panorama inicial da disputa por vagas na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Segundo o estudo, 84% dos eleitores ainda não sabem em quem votar, o que indica um cenário aberto e em constante construção.

A pesquisa foi realizada de forma presencial entre os dias 12 e 19 de abril de 2025, em Manaus e em 15 municípios do interior, com 2.002 entrevistados. No cenário espontâneo — em que os eleitores citam livremente seus candidatos — foram lembrados 39 nomes, com destaque para os seguintes:
•Sargento Salazar – 0,9%
•Roberto Cidade – 0,7%
•Carlinhos Bessa e Cristiano D’Angelo – 0,6% cada
•Dra. Mayara – 0,5%
•Mayra Dias e Sinésio Campos – 0,4% cada
Outros nomes, como Wilker Barreto, João Luiz, Felipe Souza, Joana Darc e Delegado Péricles, também foram citados, mas com percentuais abaixo de 0,3%. O levantamento indica que, embora alguns nomes sejam mais reconhecidos, há grande margem para crescimento e consolidação de candidaturas ao longo dos próximos meses.
Cenário Eleitoral
A expectativa é que o número de cadeiras na Aleam aumente de 24 para 30, em decorrência da ampliação da bancada federal do Amazonas de 8 para 10 deputados — uma decisão que deve ser oficializada pelo Congresso Nacional ainda este ano.
A tendência é que cerca de 600 candidatos disputem as vagas em 2026, entre ex-deputados, prefeitos, vereadores, empresários, lideranças comunitárias e nomes ligados à segurança pública.
Dados Eleitorais
•O Amazonas terá cerca de 2,8 milhões de eleitores em 2026.
•A média histórica de abstenções, brancos e nulos gira em torno de 28%.
•O quociente eleitoral estimado por vaga deverá ficar em torno de 67 mil votos.
•Em 2022, Roberto Cidade foi o deputado estadual mais votado da história do estado, com 103 mil votos.
•O eleito com menos votos naquela eleição foi Wanderley Monteiro, com 17.787 votos.
Com a maioria do eleitorado ainda indefinida, o cenário segue indefinido, e os próximos meses serão decisivos para a consolidação de nomes competitivos na corrida pela Assembleia Legislativa do Amazonas.

Fonte: Direto ao Ponto

Foto: Divulgação

Nenhum comentário

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Você não pode copiar conteúdo desta página

    Fatos Marcantes
    Visão Geral de Privacidade

    Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.