União Progressista é lançada como maior federação partidária do país com apoio de Roberto Cidade e Wilson Lima

O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Roberto Cidade (União Brasil), participou nesta semana, em Brasília, do evento de formalização da União Progressista (UP), federação partidária composta pelo União Brasil e Progressistas. A nova federação se torna a maior força política do país, reunindo 109 deputados federais, 14 senadores, seis governadores, cerca de 1,4 mil prefeitos e 12 mil vereadores.
Durante o evento, realizado no Salão Negro da Câmara dos Deputados, Cidade afirmou que o Amazonas sai fortalecido com a criação da federação. “Progressistas e União Brasil deram uma demonstração de grandeza ao se unirem para fortalecer o grupo político. Agora formam a maior representação no Congresso Nacional e têm a maior bancada na Assembleia Legislativa do Amazonas. Isso vai refletir positivamente para nosso Estado”, disse.
Presidente municipal do União Brasil em Manaus, Cidade destacou ainda a articulação do governador Wilson Lima, que comandará a federação no Amazonas. “É uma federação robusta, formada por dois partidos com grande representação. Fico otimista e motivado a seguir trabalhando pelo povo amazonense”, completou.
O governador Wilson Lima também discursou durante o lançamento e ressaltou o impacto da nova composição para a política nacional e regional. “A federação representa um avanço para a democracia e para o fortalecimento das regiões. No Norte, teremos quatro governadores integrando a UP. É uma força decisiva para o desenvolvimento econômico sustentável da Amazônia”, afirmou.
Lima enfatizou a necessidade de conciliar responsabilidade fiscal com desenvolvimento social. “Temos uma das regiões mais ricas do país, mas que ainda convive com altos índices de pobreza. É preciso transformar nossa riqueza em qualidade de vida para quem vive aqui, avançando com responsabilidade”, declarou.
Composição e liderança
A direção nacional da União Progressista será inicialmente compartilhada entre os presidentes das siglas: Antonio Rueda (União Brasil) e Ciro Nogueira (Progressistas). A eleição para a nova composição ocorrerá em dezembro.
A cerimônia de lançamento reuniu autoridades de todas as esferas, incluindo os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil/AP), e da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos/PB), além de governadores, ministros, deputados estaduais e prefeitos.
Força no Amazonas
A União Progressista será a maior bancada da Câmara Municipal de Manaus, com oito vereadores (seis do União Brasil e dois do Progressistas). No interior do Amazonas, a federação contará com 25 prefeitos, 13 vice-prefeitos e 202 vereadores. Na Assembleia Legislativa, manterá os seis deputados estaduais do União Brasil, e na Câmara Federal, dois deputados federais representarão o Amazonas pela UP.
Fonte: Fatos Marcantes
Foto: Divulgação
Nenhum comentário